Logotipo do repositório
 

Publicação:
Sala de leitura: formando pequenos leitores

dc.contributor.authorSouza, Renata Junqueira de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-18T18:11:42Z
dc.date.available2017-01-18T18:11:42Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractIntrodução: O projeto "Sala de leitura: formando pequenos leitores" funciona a três anos na FCT/Unesp. Acreditando que é possível despertar o gosto pela leitura em crianças pré escolares e de séries iniciais (3 a 12 anos) de escolas municipais, estaduais e particulares de Presidente Prudente e região que são convidadas a participarem da "Hora do conto". Objetivos: Formar leitores, envolver a comunidade prudentina em atividades de leitura, orientar alunos do curso de Pedagogia no trabalho com a literatura infantil, incentivar o gosto pela leitura e a formação de leitores críticos. Metodologia: A "Hora do conto" é dividida em quatro momentos: 1º) a escolha da história e da técnica para contá-la - uma história da literatura infantil é escolhida, bem como a melhor técnica para contá-la. Muitas vezes, a história pode ser contada de memória, outras o contador precisa do livro e em alguma dependendo da faixa etária das crianças/ouvintes a história é reproduzida em grandes cartazes ou gravuras; 2º) o contar - neste momento o contador narra a história somente com o intuito de despertar o gosto e o prazer pela leitura nos pequenos ouvintes; 3º) a discussão da história - através de uma conversa daquilo que foi narrado, o contador estabelece uma relação com a história em si, o contexto (autor e ouvinte) e as ideologias emanadas pelo texto; 4º) interpretação crítica através da arte - como última etapa deste trabalho, após a discussão que pretendeu trabalhar as dimensões semânticas e pragmáticas do texto, o contador apresenta atividades artísticas para as crianças, que através da pintura, modelagem, colagem, construção com sucata, origami e outros podem interpretar criticamente o que lhes foi contado. Resultados: Uma avaliação constante é feita. E os últimos três anos de trabalho nos mostra a importância em propiciar a leitura sem um compromisso com imposições e avaliações escritas (práticas da escola). As crianças que geralmente participam da "Hora do conto" sempre voltam para ler o livro da história contada e outros livros da sala de leitura. Neste sentido, o trabalho com linguagem acontece, o material de leitura é procurado pelas crianças e a formação crítica se inicia de maneira lúdica e prazerosa.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ58.htm
dc.identifier.lattes9778200016779533
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148431
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.titleSala de leitura: formando pequenos leitorespt
dc.typeResumo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9778200016779533
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt

Arquivos