Formalismo supersimétrico no estudo de sistemas biofísicos
Carregando...
Data
Autores
Supervisor
Drigo Filho, Elso 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Relatório de pós-doc
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este projeto visa ampliar o entendimento do uso do formalismo supersimétrico na resolução de equações diferencias de interesse físico e biofísico. Para isso, serão obtidas e exploradas as soluções de duas equações diferenciais relevantes a processos no sistema biológico: a equação de Schrödinger e a equação de Fokker-Planck. No estudo de ambas equações será analisado e aplicado o contexto algébrico da supersimetria como método de solução, sendo aliado ao método variacional para casos em que não seja possível obter soluções analíticas. Inicialmente pretendemos investigar tempos de tunelamento no processo de fotossíntese da bactéria púrpura \textit{Rhodobacter sphaeroides}, adaptando resultados obtidos previamente. Também esperamos ampliar a gama de aplicações do formalismo para a solução da equação de Fokker-Planck por meio de um modelo em construção para a propagação de sinais iônicos em neurônios. Os resultados obtidos ao longo do desenvolvimento devem ser de relevância para o estudo de equações diferenciais em biologia, para a biofísica de macromoléculas e para a neurociência.
Descrição
Palavras-chave
Física biomolecular, Modelos teóricos, Supersimetria, Equações diferenciais, Transferência de elétrons, Dinâmica estocástica
Idioma
Português
Citação
MONTEIRO, João Marcos Costa. Formalismo supersimétrico no estudo de sistemas biofísicos. (Relatório de Pós doutorado). 2025. Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2025.