Logotipo do repositório
 

Publicação:
O processo de construção da estética da sensibilidade no ensino da Literatura: proposta de intervenção

dc.contributor.advisorCarvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de [UNESP]
dc.contributor.authorBatista, Patrícia Antonino da Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-10T18:07:04Z
dc.date.available2017-01-10T18:07:04Z
dc.date.issued2016-11-21
dc.description.abstractO presente estudo se propõe refletir sobre como a escola, por meio do ensino da Literatura, poderia intervir no sentido de contribuir com a formação estética e sensível de seus alunos. Nesse sentido, consideramos o princípio da estética da sensibilidade, presente nos documentos normativos das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, um importante elemento norteador da prática docente. Como alternativa para a efetivação de tal objetivo, apresentamos uma possível sintaxe de construção da estética da sensibilidade propondo um projeto de trabalho para os anos finais do Ensino Fundamental sob o enfoque do letramento literário e da concepção de experiência, segundo Larrosa (2002). O trabalho terá como aportes teóricos os principais documentos oficiais da educação e as reflexões de autores como Jauss (1979), Candido (1995), Cosson (2006a, 2006b), Duarte Júnior (2012), Chartier (1996), Petit (2008), Silva (1988), Antunes (2015), Arena (2003), Eco (1988), Todorov (2012), entre outros. Acreditamos que a relação estabelecida entre o aluno e seu objeto de conhecimento, neste caso, o texto literário, possa ser ressignificada. A partir dessa proposta, esperamos privilegiar e propiciar experiências estéticas que se afastem de modelos didáticos tradicionais de ensino da Literatura, e que possibilitem aos jovens vivenciar situações práticas de aprendizagem, contextualizadas, interdisciplinares e, de fato, significativas para suas vidas. Nessa perspectiva, a literatura passa a ser um instrumento de humanização, capaz de sensibilizar e desenvolver o senso estético, ético e político.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000878149
dc.identifier.capes23001011069P5
dc.identifier.lattes263157870941975
dc.identifier.orcid0000-0002-9850-1393
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/147108
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEstética da sensibilidadept
dc.subjectExperiência e letramento literáriopt
dc.subjectFormação estética e sensível do sujeitopt
dc.subjectMorte e Vida Severinapt
dc.subjectAnos finais do Ensino Fundamentalpt
dc.titleO processo de construção da estética da sensibilidade no ensino da Literatura: proposta de intervençãopt
dc.title.alternativeThe aesthetics of the construction process sensitivity in teaching Literature: intervention proposalen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes263157870941975
unesp.advisor.orcid0000-0002-9850-1393
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramLetras (Mestrado Profissional) - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaNão Constapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
batista_pas_me_assis.pdf
Tamanho:
6.13 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: