Publicação:
Uma pesquisa sobre o ensino de técnicas de reparo em restaurações defeituosas: Resultados preliminares

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Data

2022-07-05

Orientador

Caneppele, Taciana Marco Ferraz

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Outro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

Este projeto consiste em uma pesquisa de campo que visa identificar a presença do ensino de reparo de restaurações diretas de resina compostas em Faculdades de Odontologia no Brasil. Material e Métodos: Foi utilizada uma amostra aleatória de Duzentos e setenta cursos de Odontologia no Brasil. Um questionário foi enviado aos professores de Dentística das faculdades selecionadas. Este foi enviado por e-mail, e formulado utilizando a ferramenta ‘Formulários do Google”. No questionário constam questões indagando sobre a presença ou não de ensino das técnicas de reparo, quais casos essas técnicas devem ser aplicadas, e a crença na efetividade da técnica. Os dados foram descritos por porcentagem de frequência. Resultados: A pesquisa não obteve respostas suficientes que representasse relevância estatística, mas comparando as respostas com outros estudos realizados no Brasil e em outras partes do mundo pode-se constatar que técnicas de reparo em restaurações defeituosas são ensinadas nas faculdades brasileiras. Conclusão: A maior parte dos entrevistados afirmou ensinar técnicas de reparo nas universidades em que lecionam, os que afirmaram que não incluem essas técnicas em seu plano de ensino consideram incluir nos próximos anos. Estudos indicam que essas técnicas vêm ganhando cada vez mais a confiança dos professores de dentística no Brasil e no mundo.

Resumo (português)

This project consists of a survey that aims to identify the presence of teaching repair of direct composite resin restorations in Schools of Dentistry in Brazil. Material and Methods: A random sample of two hundred and seventy dentistry courses in Brazil was used. A questionnaire was sent to the professors of Restorative Dentistry of the selected dental schools. They were sent by email, and formulated using the ‘Google Forms’ tool. The questionnaire contains questions about the presence or absence of teaching repair techniques, which cases these techniques should be applied, and the belief in the effectiveness of the technique. Data were described by percentage of frequency. Results: The research did not obtain enough answers to represent statistical relevance, but comparing the answers with other studies carried out in Brazil and in other parts of the world, it can be seen that repair techniques in defective restorations are taught in Brazilian dental schools. Conclusion: Most respondents said they teach repair techniques at the universities where they teach, those who said they do not include these techniques in their teaching plan will consider including them in the coming years. Studies indicate that these techniques are increasingly gaining the trust of dentistry professors in Brazil and worldwide.

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Português

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