Publicação: Uma pesquisa sobre o ensino de técnicas de reparo em restaurações defeituosas: Resultados preliminares
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Data
2022-07-05
Autores
Orientador
Caneppele, Taciana Marco Ferraz 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Outro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Este projeto consiste em uma pesquisa de campo que visa identificar a
presença do ensino de reparo de restaurações diretas de resina compostas em
Faculdades de Odontologia no Brasil. Material e Métodos: Foi utilizada uma amostra
aleatória de Duzentos e setenta cursos de Odontologia no Brasil. Um questionário foi
enviado aos professores de Dentística das faculdades selecionadas. Este foi enviado
por e-mail, e formulado utilizando a ferramenta ‘Formulários do Google”. No
questionário constam questões indagando sobre a presença ou não de ensino das
técnicas de reparo, quais casos essas técnicas devem ser aplicadas, e a crença na
efetividade da técnica. Os dados foram descritos por porcentagem de frequência.
Resultados: A pesquisa não obteve respostas suficientes que representasse
relevância estatística, mas comparando as respostas com outros estudos realizados
no Brasil e em outras partes do mundo pode-se constatar que técnicas de reparo em
restaurações defeituosas são ensinadas nas faculdades brasileiras. Conclusão: A
maior parte dos entrevistados afirmou ensinar técnicas de reparo nas universidades
em que lecionam, os que afirmaram que não incluem essas técnicas em seu plano de
ensino consideram incluir nos próximos anos. Estudos indicam que essas técnicas
vêm ganhando cada vez mais a confiança dos professores de dentística no Brasil e
no mundo.
Resumo (português)
This project consists of a survey that aims to identify the presence of
teaching repair of direct composite resin restorations in Schools of Dentistry in Brazil.
Material and Methods: A random sample of two hundred and seventy dentistry
courses in Brazil was used. A questionnaire was sent to the professors of Restorative
Dentistry of the selected dental schools. They were sent by email, and formulated using
the ‘Google Forms’ tool. The questionnaire contains questions about the presence or
absence of teaching repair techniques, which cases these techniques should be
applied, and the belief in the effectiveness of the technique. Data were described by
percentage of frequency. Results: The research did not obtain enough answers to
represent statistical relevance, but comparing the answers with other studies carried
out in Brazil and in other parts of the world, it can be seen that repair techniques in
defective restorations are taught in Brazilian dental schools. Conclusion: Most
respondents said they teach repair techniques at the universities where they teach,
those who said they do not include these techniques in their teaching plan will consider
including them in the coming years. Studies indicate that these techniques are
increasingly gaining the trust of dentistry professors in Brazil and worldwide.
Descrição
Idioma
Português