Publicação: Ligas Acadêmicas: motivações e críticas a propósito de um repensar necessário
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Data
2011-12
Autores
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Associação Brasileira de Educação Médica
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Student Leagues have gained increasing presence in the everyday lives of student doctors. The reasons why students seek them arise from their needs for clinical experience, socialization and professional qualification. However, several Leagues have shifted away from the principles of higher education extension studies, giving rise to a parallel curriculum, filling curricular gaps, providing premature specialization and reinforcing bad learning habits. It is therefore necessary to reconsider Student Leagues in terms of their social and academic relevance, their objectives and responsibility in relation to medical training, interdisciplinarity, the SUS and ethical principles, with a view to integration between education, research and university extension programs, in order to meet public demands and contribute toward medical training.
Resumo (português)
Ligas Acadêmicas têm ocupado o cotidiano do estudante de Medicina de forma crescente. As motivações pelas quais os estudantes as procuram estão atreladas à necessidade de vivência clínica, de socialização e de qualificação profissional. Muitas Ligas, porém, têm se distanciado do propósito da extensão universitária, abrindo espaço para o currículo paralelo, o preenchimento de lacunas curriculares, a especialização precoce e o reforço de vícios acadêmicos. Diante disso, é necessário repensar as Ligas Acadêmicas no âmbito de sua relevância social e acadêmica, de seus objetivos e de sua pactuação com a formação médica, com a interdisciplinaridade, com o SUS e com princípios éticos, visando à integração entre ensino, pesquisa e extensão universitária, para sanar demandas populacionais e contribuir com a formação médica.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
Revista Brasileira de Educação Médica. Brasília, DF, Brazil: Associação Brasileira de Educação Médica, v. 35, n. 4, p. 535-543, 2011.