Logo do repositório
 

A afetividade nas práticas pedagógicas: atitudes e expressões verbais nas interações professora- crianças, sob a perspectiva de Henri Wallon

dc.contributor.advisorGarms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]
dc.contributor.authorGaliani, Simone da Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-01-26T13:21:15Z
dc.date.available2015-01-26T13:21:15Z
dc.date.issued2013-09-20
dc.description.abstractThis research project presents starts with an investigation realized into the presence and also the characteristics of affectivity in the pedagogical practice of a child education’s teacher. The research`s process began linked with the research way of the Post-Graduate Education at UNESP – university located in Presidente Prudente, SP, called Childhood and Education and it adopted as the object of study the affectivity in early childhood education in the walloniana’s perspective of theory, in order to reflect about into the established pedagogical relations in the construction process of the interactions by children that are between 4 and 5 years old. Several studies, revealed that the affectivity (emotions, feelings and passions) is present in the educational context so it requires the actual presence of adults in child development. The research was based on a qualitative approach, using the case’s study, where the participants were a teacher and also twenty-two child students in an institution of a municipal school in Presidente Prudente-SP. It was used as techniques for gathering data, the classroom observations and a semi-structured interview with the teacher having in mind to know her concepts about affectivity and also her presence in the classroom. The observations that were done between the months of April and June of 2012 through interaction activities that the pedagogical practice used by the teacher summed up in two aspects that are present in the affective dimension: attitudes and verbal expressions. About the first one, it became clear that although the affection is constantly present in all moments of interaction in the educational environment, it still needs to be worked so to build meaningful interactions by children that is sometimes presented as something positive (dialogue, respect, care), and other times it was revealed as the shallowness in teacher-child relationships...en
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa partiu da investigação sobre a presença e características da afetividade na prática pedagógica de uma professora de educação infantil. O processo de análise iniciou-se vinculado à linha de pesquisa do Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Educação da UNESP- Campus de Presidente Prudente-SP, denominada “Infância e Educação” e adotou como objeto de estudo a afetividade na educação infantil sob a ótica da teoria walloniana, com o intuito de refletir sobre as relações de interação estabelecidas entre professora e crianças de 4 e 5 anos de idade. Diversos estudos e pesquisas com enfoque na teoria walloniana revelam que a afetividade (emoções, sentimentos e paixões) está presente no contexto educativo de modo que necessite da presença concreta dos adultos no desenvolvimento infantil. A pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, em que os participantes foram uma professora e vinte e duas crianças integrantes de uma instituição da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente-SP. Utilizou-se como técnicas de recolha de dados, as observações em sala de aula e a entrevista semiestruturada com a professora visando conhecer suas concepções sobre afetividade e a presença da mesma em sala de aula. As observações, ocorridas entre os meses de abril e junho do ano de 2012, revelaram, por meio de episódios de interação, que a atuação pedagógica da professora resumiu-se em dois aspectos presentes na dimensão afetiva: atitudes e expressões verbais...pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent113 f.
dc.identifier.aleph000802155
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.citationGALIANI, Simone da Silva. A afetividade nas práticas pedagógicas: atitudes e expressões verbais nas interações professora- crianças, sob a perspectiva de Henri Wallon. 2013. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013.
dc.identifier.file000802155.pdf
dc.identifier.lattes8089865764566741
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/113817
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectWallon, Henri, 1879-1962pt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectAfetividadept
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt
dc.subjectProfessores e alunospt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectEducationpt
dc.titleA afetividade nas práticas pedagógicas: atitudes e expressões verbais nas interações professora- crianças, sob a perspectiva de Henri Wallonpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8089865764566741
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFormação Inicial e Continuada de Professorespt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000802155.pdf
Tamanho:
501.27 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format