Logotipo do repositório
 

Publicação:
O potencial do uso da interdisciplinaridade na formação de professores: articulando três segmentos de ensino

dc.contributor.authorBombonato, Maria Terezinha Siqueira [UNESP]
dc.contributor.authorZuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP]
dc.contributor.authorMarques, Emilia de Mendonça Rosa [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:33Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:33Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO ensino através da interdisciplinaridade, não é algo fácil e banal de se conseguir. Esse processo leva o professor a refletir sobre a sua atitude e maneira de ensinar; e com isso, a conviver com diferenças e inseguranças, pertinentes a essa forma de abordagem. Na busca do novo saber, através do repensar os aspectos éticos e sociais e o trabalhar pedagogicamente no cotidiano, é que aparecem os desafios e limites, que vencidos levam ao amadurecimento profissional. A pesquisa realizada classifica-se como uma pesquisa qualitativa descritiva. A organização dos dados apresenta unidades de registro que fornecem indícios das principais atividades formativas, cuja realização, na visão dos sujeitos, favorece o processo formativo. As observações, realizadas e analisadas neste trabalho, estendidas ao contexto escolar evidenciam-nos que o professor sofre por ter que enfrentar situações complexas, para as quais não foi preparado, já que sua formação se deu nos moldes de um ensino fragmentado e tradicionalmente transmissivo. Assim, vivenciar atividades interdisciplinares, e desenvolver novas habilidades através da integração de diversas áreas do conhecimento, geram realização profissional.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Ciências Biológicas, Bauru, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Ciências Biológicas, Bauru, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, Brasil
dc.format.extent2692-2704
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2692-2704
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-2692-2704.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141807
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titleO potencial do uso da interdisciplinaridade na formação de professores: articulando três segmentos de ensinopt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentCiências Biológicas - FCpt
unesp.departmentEducação - FCpt
unesp.departmentMatemática - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-2692-2704.pdf
Tamanho:
541.26 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format