Publicação: O potencial do uso da interdisciplinaridade na formação de professores: articulando três segmentos de ensino
dc.contributor.author | Bombonato, Maria Terezinha Siqueira [UNESP] | |
dc.contributor.author | Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP] | |
dc.contributor.author | Marques, Emilia de Mendonça Rosa [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:33Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:33Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | O ensino através da interdisciplinaridade, não é algo fácil e banal de se conseguir. Esse processo leva o professor a refletir sobre a sua atitude e maneira de ensinar; e com isso, a conviver com diferenças e inseguranças, pertinentes a essa forma de abordagem. Na busca do novo saber, através do repensar os aspectos éticos e sociais e o trabalhar pedagogicamente no cotidiano, é que aparecem os desafios e limites, que vencidos levam ao amadurecimento profissional. A pesquisa realizada classifica-se como uma pesquisa qualitativa descritiva. A organização dos dados apresenta unidades de registro que fornecem indícios das principais atividades formativas, cuja realização, na visão dos sujeitos, favorece o processo formativo. As observações, realizadas e analisadas neste trabalho, estendidas ao contexto escolar evidenciam-nos que o professor sofre por ter que enfrentar situações complexas, para as quais não foi preparado, já que sua formação se deu nos moldes de um ensino fragmentado e tradicionalmente transmissivo. Assim, vivenciar atividades interdisciplinares, e desenvolver novas habilidades através da integração de diversas áreas do conhecimento, geram realização profissional. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Ciências Biológicas, Bauru, SP, Brasil | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, Brasil | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Ciências Biológicas, Bauru, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 2692-2704 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2692-2704 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-2692-2704.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141807 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.title | O potencial do uso da interdisciplinaridade na formação de professores: articulando três segmentos de ensino | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.department | Ciências Biológicas - FC | pt |
unesp.department | Educação - FC | pt |
unesp.department | Matemática - FC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-2692-2704.pdf
- Tamanho:
- 541.26 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format