Publicação: Estudos sobre a inserção da educação ambiental no currículo de formação do técnico agrícola
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Autores
Orientador
Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Geografia - IGCE
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A consolidação do sistema de produção capitalista culminou em disputas de territórios pelas empresas transnacionais para a produção e venda em nível global. A implementação da agricultura moderna a fim de atender à demanda do mercado internacional gerou grandes impactos ambientais e sociais, como a perda da fertilidade do solo, perda da biodiversidade, erosão e assoreamento de rios, contaminação do lençol freático, desemprego e perda de terra da população de baixa renda residente na zona rural, entre outros impactos. Os profissionais agropecuários possuem uma enorme responsabilidade no tocante à questão ambiental, uma vez que o seu local de trabalho é em meio natural. Este trabalho analisou teses de mestrado disponíveis no Banco de dados do projeto EArte que investigaram a inserção da Educação Ambiental Crítica no currículo de cursos de formação de técnicos agropecuários, o posicionamento das instituições, uma vez que para esta profissão que chega ao ápice da relação sociedade-natureza, o ensino necessita perpassar apenas a transmissão de conhecimento, mas envolvendo uma nova visão de ética na relação com o meio natural, afim de ir ao encontro dos objetivos de um desenvolvimento sustentável.
Resumo (inglês)
The consolidation of the capitalist production system culminated in territorial disputes by transnational corporations for global production and sale. The implementation of modern agriculture to meet international market demand has generated major environmental and social impacts such as loss of soil fertility, loss of biodiversity, erosion and siltation of rivers, contamination of the water table, unemployment and loss of land. low-income population living in rural areas, among other impacts. Farmers have a huge responsibility when it comes to environmental issues, as their workplace is in the natural environment. This work analyzed master's theses available in the EArte Project Database that investigated the insertion of Critical Environmental Education in the curriculum of agricultural technician training courses, the positioning of the institutions, since for this profession that reaches the apex of the society-nature relationship. Naturally, teaching needs only to pass through the transmission of knowledge, but involving a new vision of ethics in relation to the natural environment, in order to meet the goals of sustainable development.
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental, Técnico agrícola, Currículo, Enviromental education, Agricultural technician, Curriculum
Idioma
Português