Publicação:
Língua portuguesa na educação básica: a utilização de sequência didática e letramento na pandemia

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Data

2023-01-19

Orientador

Garcia, Daniela Nogueira de Moraes

Coorientador

Pós-graduação

Letras (Mestrado Profissional) - FCLAS

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), desenvolvido na Universidade Estadual Paulista (UNESP) e se propôs a aplicar uma sequência didática (SD) de letramento em sala de aula de uma turma do 6º ano do ensino fundamental. A pesquisa tem abordagem qualitativa, de cunho interventivo, fundamentada na pesquisa de campo. A pesquisa foi desenvolvida a partir da observação da pesquisadora, que identificou necessidades de melhorias na qualidade do ensino de língua portuguesa, assim como nas fragilidades no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, acentuadas após a suspensão das aulas presenciais, devido à pandemia da COVID-19. Sendo assim, com base nos estudos teórico-metodológicos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), este trabalho busca adaptar a sequência didática de gêneros (SDG), criada por esses pesquisadores do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), focada no ensino da produção textual, para o ensino da leitura e escrita com base no gênero “conto”, direcionada para uma turma de 6º ano do ensino fundamental. Nesse sentido, em aulas de Língua Portuguesa, a pesquisadora desenvolveu uma sequência didática com os alunos do 6º ano em momento de retomada do ensino presencial, no ano de 2021; fomentando letramentos a partir do gênero conto; buscando suporte nas tecnologias para leitura; elaborando atividades de leitura e escrita. Os dados foram coletados por meio de um questionário, do registro da aplicação da SD e das produções dos alunos. A análise possibilitou verificar a articulação entre o ensino da leitura e escrita com os princípios metodológicos que embasaram a pesquisa. Os resultados evidenciaram que o desenvolvimento de uma SD com bases teórico-metodológicas e objetivos bem definidos podem auxiliar o processo de ensino/aprendizagem por meio de práticas significativas e articular uma atmosfera significativa que contemple as demandas e desafios da sala de aula.

Resumo (inglês)

This work is part of the Professional Master's Program in Letters (ProfLetras), developed at the Universidade Estadual Paulista (UNESP) and proposed to apply a didactic sequence of literacy in the classroom of a class of the 6th year of elementary school. The research has a qualitative, interventional approach, based on field research. The research was developed from the observation of the researcher who identified needs for improvements in the quality of Portuguese language teaching, as well as weaknesses in the teaching and learning process of students, accentuated after the suspension of face-to-face classes, due to the COVID-19 pandemic. Therefore, based on the theoretical-methodological studies of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), this work seeks to adapt the didactic sequence of genres (SDG), created by these Sociodiscursive Interactionism (SDI) researchers, focused on teaching textual production, for teaching reading and writing based on the “short story” genre, aimed at a 6th grade elementary school class. In this sense, in Portuguese Language classes, the researcher developed a didactic sequence with 6th graders at a time of resumption of face-to-face teaching, in the year 2021; promoting literacies based on the short story genre; seeking support in reading technologies; developing reading and writing activities. Data were collected through a questionnaire, recording the application of the DS and the students´ productions. The analysis made it possible to verify the articulation between the teaching of reading and writing with the methodological principles that supported the research. The results showed that the development of a DS with theoretical-methodological bases and well-defined objectives can help the teaching/learning process through meaningful practices and articulate a meaningful atmosphere that contemplates the demands and challenges of the classroom.

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Idioma

Português

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