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Publicação:
Educação ambiental e o uso de materiais audiovisuais em teses e dissertações brasileiras em educação ambiental

dc.contributor.advisorBonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
dc.contributor.authorFonseca, Mariana Gabriela [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-06-07T17:10:24Z
dc.date.available2016-06-07T17:10:24Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractLevando em conta o modelo de desenvolvimento vigente, consideramos o momento atual, de crise ambiental, como fruto do estabelecimento de uma postura antropocêntrica frente à natureza. Assim, a EA vem sendo apontada como uma das possibilidades de mudança deste cenário. A EA que propomos se apoia em três dimensões, estabelecidas por Carvalho (1989), com especial enfoque na dimensão valorativa. Dentre os recursos potencialmente relevantes para o desenvolvimento da EA, destacamos o cinema ficcional e documentário. Possuidor de uma linguagem própria, o cinema pode e deve ser utilizado, visto que sua presença na sociedade atual é intensa. Dentre as inúmeras qualidades que este recurso possui, consideramos que ele apresenta imenso poder de atrair a atenção dos alunos, uma vez que possui por si só técnicas únicas para tal finalidade. O uso do cinema em sala de aula, entretanto, exige alguns cuidados e preparativos por parte de quem se propõe a utilizá-lo com este fim, ou corre-se o risco de recair em um uso corriqueiro, a fins de entretenimento, e portanto sem qualquer finalidade educativa. As perguntas que permeiam o presente trabalho são: este assunto tem sido abordado em teses e dissertações voltadas a pesquisas envolvendo a EA? Se sim, quais fundamentações teóricas abarcam, e o que está sendo levando em consideração para sua execução? Que aspectos significativos têm sido apontados sobre esses recursos, que podem subsidiar os trabalhos de EA? Para a coleta das teses de interesse, recorreremos ao banco de dissertações e teses de educação ambiental desenvolvido pelo projeto de pesquisa interinstitucional denominado Educação ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica (teses e dissertações) - EArte. Verificamos que, apesar de muitos trabalhos apontarem o uso de filmes em suas pesquisas, este uso ainda é feito de maneira superficial e é tido apenas como mais um recurso de apoio. Existe uma...pt
dc.format.extent119 f.
dc.identifier.aleph000865463
dc.identifier.citationFONSECA, Mariana Gabriela. Educação ambiental e o uso de materiais audiovisuais em teses e dissertações brasileiras em educação ambiental. 2015. 119 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-17/000865463.pdf
dc.identifier.lattes4980307107078303
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139036
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectTeses - Recursos audivisuaispt
dc.subjectDocumentario (Cinema)pt
dc.subjectCinema na educaçãopt
dc.titleEducação ambiental e o uso de materiais audiovisuais em teses e dissertações brasileiras em educação ambientalpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4980307107078303
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateCiências Biológicas - IBRCpt

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