Publicação: Educação ambiental e o uso de materiais audiovisuais em teses e dissertações brasileiras em educação ambiental
dc.contributor.advisor | Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP] | |
dc.contributor.author | Fonseca, Mariana Gabriela [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-06-07T17:10:24Z | |
dc.date.available | 2016-06-07T17:10:24Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Levando em conta o modelo de desenvolvimento vigente, consideramos o momento atual, de crise ambiental, como fruto do estabelecimento de uma postura antropocêntrica frente à natureza. Assim, a EA vem sendo apontada como uma das possibilidades de mudança deste cenário. A EA que propomos se apoia em três dimensões, estabelecidas por Carvalho (1989), com especial enfoque na dimensão valorativa. Dentre os recursos potencialmente relevantes para o desenvolvimento da EA, destacamos o cinema ficcional e documentário. Possuidor de uma linguagem própria, o cinema pode e deve ser utilizado, visto que sua presença na sociedade atual é intensa. Dentre as inúmeras qualidades que este recurso possui, consideramos que ele apresenta imenso poder de atrair a atenção dos alunos, uma vez que possui por si só técnicas únicas para tal finalidade. O uso do cinema em sala de aula, entretanto, exige alguns cuidados e preparativos por parte de quem se propõe a utilizá-lo com este fim, ou corre-se o risco de recair em um uso corriqueiro, a fins de entretenimento, e portanto sem qualquer finalidade educativa. As perguntas que permeiam o presente trabalho são: este assunto tem sido abordado em teses e dissertações voltadas a pesquisas envolvendo a EA? Se sim, quais fundamentações teóricas abarcam, e o que está sendo levando em consideração para sua execução? Que aspectos significativos têm sido apontados sobre esses recursos, que podem subsidiar os trabalhos de EA? Para a coleta das teses de interesse, recorreremos ao banco de dissertações e teses de educação ambiental desenvolvido pelo projeto de pesquisa interinstitucional denominado Educação ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica (teses e dissertações) - EArte. Verificamos que, apesar de muitos trabalhos apontarem o uso de filmes em suas pesquisas, este uso ainda é feito de maneira superficial e é tido apenas como mais um recurso de apoio. Existe uma... | pt |
dc.format.extent | 119 f. | |
dc.identifier.aleph | 000865463 | |
dc.identifier.citation | FONSECA, Mariana Gabriela. Educação ambiental e o uso de materiais audiovisuais em teses e dissertações brasileiras em educação ambiental. 2015. 119 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-17/000865463.pdf | |
dc.identifier.lattes | 4980307107078303 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139036 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Educação ambiental | pt |
dc.subject | Teses - Recursos audivisuais | pt |
dc.subject | Documentario (Cinema) | pt |
dc.subject | Cinema na educação | pt |
dc.title | Educação ambiental e o uso de materiais audiovisuais em teses e dissertações brasileiras em educação ambiental | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 4980307107078303 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Ciências Biológicas - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1