Publication: A ciência vai a escola
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Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Acesso aberto

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Introdução: O ensino de Ciências tradicionalmente ministrado nas escolas de ensino fundamental é inteiramente baseado na exposição do assunto pelo professor, raramente se procura relacionar o conhecimento transmitido com seu processo de criação, ou associá-lo com a vivência do aluno. Desta maneira falha o estímulo à curiosidade do por que, prejudicando o desenvolver inicial do raciocínio científico e, conseqüentemente o desinteresse pela Ciência. Tal fato leva à formação de um cidadão sem o conhecimento mínimo necessário para o uso adequado dos produtos tecnológicos atuais. Objetivos: O “Programa a Ciência vai à Escola” tem como objetivos: i) estimular as crianças, a partir de 5 anos de idade, ao raciocínio em Ciência com experimentos interativos, ii) atuar junto com o professor, do ensino médio e fundamental, auxiliando no aprendizado de certos conteúdos usando a experimentação e a vivência do aluno, através de uma metodologia interativa que permita uma aprendizagem dinâmica e contextualizada. e iii) despertar o interesse pela Ciência. Métodos: O trabalho foi desenvolvido com crianças de 1a., 5a. e 6a. séries do ensino fundamental. Para o levantamento dos tópicos a serem abordados experimentalmente, foram realizadas entrevistas com os professores participantes que relacionaram conteúdos em que alunos apresentavam maior dificuldade de compreensão. Os tópicos selecionados foram transformados em experimentos e/ou atividades pedagógicas pelos monitores do CCA. As atividades foram desenvolvidas mensalmente em cada sala de aula das séries envolvidas. Os alunos foram divididos em grupos e os experimentos realizados sob orientação dos monitores do CCA. A partir da experimentação procurou-se explorar os conceitos envolvidos. Resultados: Para as 6as e 5as.séries foram realizadas atividades abordando conceitos envolvendo ar, água, solo, corpo humano, entre outros. Em relação às 1as.séries, trabalhou-se o conceito lateralidade e sentidos. O interesse dos alunos, a expectativa, a discussão em grupo, a participação, a redação do que foi feito e observado, são indicadores iniciais que mostram a importância de tal atuação. Além disso, mudanças de comportamento nas salas de aula, apoio da direção da escola através da implantação da obrigatoriedade de leitura, e a evolução no aprendizado, são os indicadores de impacto.
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Portuguese