Publicação: A ciência vai a escola
dc.contributor.author | Oliveira, Olga Maria Mascarenhas de Faria [UNESP] | |
dc.contributor.author | Oliveira, Luiz Antonio Andrade de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Damasceno, Igor Zumba [UNESP] | |
dc.contributor.author | Silveira, Camila [UNESP] | |
dc.contributor.author | Capana, Alex Silas [UNESP] | |
dc.contributor.author | Milaré, Tathiane [UNESP] | |
dc.contributor.author | Schiavetto, Mateus Geraldo [UNESP] | |
dc.contributor.author | Susel, Marili Filizatti [UNESP] | |
dc.contributor.author | Cunioshi, Regina [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:09:43Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:09:43Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Introdução: O ensino de Ciências tradicionalmente ministrado nas escolas de ensino fundamental é inteiramente baseado na exposição do assunto pelo professor, raramente se procura relacionar o conhecimento transmitido com seu processo de criação, ou associá-lo com a vivência do aluno. Desta maneira falha o estímulo à curiosidade do por que, prejudicando o desenvolver inicial do raciocínio científico e, conseqüentemente o desinteresse pela Ciência. Tal fato leva à formação de um cidadão sem o conhecimento mínimo necessário para o uso adequado dos produtos tecnológicos atuais. Objetivos: O “Programa a Ciência vai à Escola” tem como objetivos: i) estimular as crianças, a partir de 5 anos de idade, ao raciocínio em Ciência com experimentos interativos, ii) atuar junto com o professor, do ensino médio e fundamental, auxiliando no aprendizado de certos conteúdos usando a experimentação e a vivência do aluno, através de uma metodologia interativa que permita uma aprendizagem dinâmica e contextualizada. e iii) despertar o interesse pela Ciência. Métodos: O trabalho foi desenvolvido com crianças de 1a., 5a. e 6a. séries do ensino fundamental. Para o levantamento dos tópicos a serem abordados experimentalmente, foram realizadas entrevistas com os professores participantes que relacionaram conteúdos em que alunos apresentavam maior dificuldade de compreensão. Os tópicos selecionados foram transformados em experimentos e/ou atividades pedagógicas pelos monitores do CCA. As atividades foram desenvolvidas mensalmente em cada sala de aula das séries envolvidas. Os alunos foram divididos em grupos e os experimentos realizados sob orientação dos monitores do CCA. A partir da experimentação procurou-se explorar os conceitos envolvidos. Resultados: Para as 6as e 5as.séries foram realizadas atividades abordando conceitos envolvendo ar, água, solo, corpo humano, entre outros. Em relação às 1as.séries, trabalhou-se o conceito lateralidade e sentidos. O interesse dos alunos, a expectativa, a discussão em grupo, a participação, a redação do que foi feito e observado, são indicadores iniciais que mostram a importância de tal atuação. Além disso, mudanças de comportamento nas salas de aula, apoio da direção da escola através da implantação da obrigatoriedade de leitura, e a evolução no aprendizado, são os indicadores de impacto. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química (IQ), Departamento de Bioquímica e Tecnologia Química, Araraquara, SP | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química (IQ), Departamento de Química Geral e Inorgânica, Araraquara, SP | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química (IQ), Departamento de Bioquímica e Tecnologia Química, Araraquara, SP | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química (IQ), Departamento de Química Geral e Inorgânica, Araraquara, SP | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ94.htm | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148337 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | A ciência vai a escola | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química, Araraquara | pt |
unesp.department | Bioquímica e Tecnologia Química - IQAR | pt |
unesp.department | Química geral e Inorgânica - IQAR | pt |
unesp.department | Química Inorgânica - IQAR | pt |