Publicação: Vibrafone na música instrumental brasileira: construindo acompanhamentos a partir do tamborim e da improvisação
dc.contributor.advisor | Stasi, Carlos Eduardo Di [UNESP] | |
dc.contributor.author | Amador, Alisson Antonio | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-01-20T21:29:52Z | |
dc.date.available | 2021-01-20T21:29:52Z | |
dc.date.issued | 2020-09-26 | |
dc.description.abstract | O material acadêmico referente ao vibrafone e à sua atuação na música instrumental brasileira (MIB) ainda é muito escasso. Somado a este fato, também há poucos materiais referentes ao acompanhamento realizado neste instrumento. A improvisação aplicada ao acompanhamento musical também não é tão explorada, pois as pesquisas relacionadas a ela geralmente se concentram nos aspectos melódicos da música (solos). Este trabalho procura contribuir para a ampliação do material referente ao vibrafone, ao acompanhamento musical, à música instrumental brasileira e à improvisação. Seu objetivo principal é a construção de acompanhamentos baseados no toque de tamborim chamado telecoteco e na aplicação da improvisação sobre estes acompanhamentos dentro da MIB. Procurou-se discutir tensões referentes à nomenclatura e características da MIB que se apresenta como um gênero muito favorável para a aplicação dos acompanhamentos musicais. Abordamos a MIB sob a perspectiva da teoria sistêmica e apresentamos discussões com o intuito de desmistificar algumas ideias relacionadas ao ato de improvisar, para então estabelecer paralelos com a improvisação no acompanhamento. Apresentamos o vibrafone como um instrumento acompanhador, destacando trabalhos e artistas que desenvolvem projetos relacionados a este instrumento e à MIB. Discorremos sobre dois gêneros musicais que compõem grande parte dos trabalhos de MIB — o samba e o choro —, para depois fazer a construção de acompanhamentos com base no telecoteco e apresentar algumas variações deste padrão rítmico. Essa construção mostrou-se satisfatória porque trouxe a linguagem característica do samba e do choro — através do tamborim — para o vibrafone. Além disso, abriu margens para outras pesquisas como, por exemplo, a criação de acompanhamentos com base na mistura de toques diferentes (tamborim e surdo). Concluímos o trabalho mostrando que o tamborim — como fonte de material sonoro — poderia ser substituído por qualquer outro instrumento acompanhador. Além disso, apontamos que essa maneira de criar acompanhamentos pode ser aplicada em outros instrumentos que não sejam necessariamente relacionados ao vibrafone. | pt |
dc.description.abstract | The academic material referring to the vibraphone and its performance in Brazilian Instrumental Music (MIB) is still very scarce. In addition to this fact, there are also few materials referring to the accompaniment performed on this instrument. The improvisation applied to musical accompaniment is also not so explored, since the researches related to it generally focus on the melodic aspects of the music (solos). This work seeks to contribute to the expansion of material referring to vibraphone, musical accompaniment, Brazilian Instrumental Music and improvisation. Its main objective is the construction of accompaniments based on the tamborim pattern called telecoteco and the application of improvisation on these accompaniments in the context of the MIB. We tried to discuss tensions regarding nomenclature and characteristics of MIB, which presents itself as a very favorable genre for the application of musical accompaniments. We approach MIB from the perspective of systemic theory and present discussions in order to demystify some ideas related to the act of improvising, so as to establish parallels withing improvisation and accompaniment. We present the vibraphone as an accompanying instrument, highlighting works and artists who develop projects related to this instrument and the MIB. We talked about two musical genres that make up a large part of MIB's works — samba and choro — and then build accompaniments based on the telecoteco and present some variations of this rhythmic pattern. This construction proved to be satisfactory because it brought the characteristic language of samba-choro — through the tambourine — to the vibraphone. In addition, it opened margins for other research, for example, the creation of accompaniments based on a mixture of different rhythmic patterns (tamborim and surdo for example). We concluded the work by showing that the tamborim — as a source of sound material — could be replaced by any other accompanying instrument. In addition, we point out that this way of creating accompaniments can be applied to other instruments that are not necessarily related to the vibraphone. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.identifier.capes | 33004013066P3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/202414 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Vibrafone | pt |
dc.subject | Acompanhamento | pt |
dc.subject | Improvisação | pt |
dc.subject | Tamborim | pt |
dc.subject | Vibraphone | en |
dc.subject | Accompaniment | en |
dc.subject | Improvisation | en |
dc.subject | Tamborim | en |
dc.subject | Música instrumental brasileira | pt |
dc.subject | Brazilian instrumental music | en |
dc.title | Vibrafone na música instrumental brasileira: construindo acompanhamentos a partir do tamborim e da improvisação | pt |
dc.title.alternative | Vibraphone in brazilian instrumental music: creating accompaniments from tamborim rhythms and improvisation | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 7599278248922943[1] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Música - IA | pt |
unesp.knowledgeArea | Interpretação/teoria e composição | pt |
unesp.researchArea | Criação Musical: composição e performance | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- amador_aa_me_ia.pdf
- Tamanho:
- 1.86 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 3.01 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: