O fantástico bem debaixo dos nossos narizes: poética a partir da pareidolia
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Data
Autores
Orientador
Bamonte, Joedy Luciana Barros Marins 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Artes Visuais - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A série experimental “O fantástico bem debaixo dos nossos narizes” foi concebida a partir de uma coleta sensível, através de fotografia por smartphone, de pareidolias que percebi nos elementos cotidianos ao meu redor, no decorrer dos últimos anos, tendo os frottages e grattages de Max Ernst como principal referência histórica. Ao longo de sua execução, utilizando a estruturação em rede criada por Cecília Almeida Salles, podem ser notados diversos outros desdobramentos no que diz respeito à outras de minhas tendências estilísticas, que encontraram solo fértil nessa premissa principal da série para dar importantes passos rumo a seu amadurecimento. Referências artísticas e conceituais também incluem outras técnicas e jogos surrealistas visando a instrumentalização do acaso, exemplos de outros herdeiros contemporâneos desse ethos, experimentações próprias e artigos tratando da busca pela sinestesia nas Artes Visuais.
Resumo (inglês)
The experimental series “The fantastic right under our noses” was conceived starting with a sensible gathering, utilizing smartphone photography, of pareidolia occurrences that I perceived in common day to day elements around me, throughout these last few years, having Max Ernst’s frottages and grattages as my main historical reference. Throughout said series, utilizing structuring in network created by Cecília Almeida Salles, several other unfoldments concerning other of my stylistic tendencies are notable, for they have found fertile soil in the main premise of this series to walk important steps towards maturity. Artistic and conceptual references also include other surrealist techniques and games aiming at the instrumentalization of chance, examples of other contemporary heirs to that ethos, my own experimentations and articles dealing with the search for sinestesia in the Visual Arts
Descrição
Palavras-chave
Processo criativo, Experimental, Pesquisa visual, Pareidolia, Surrealismo, Jogos surrealistas, Frottage, Grattage, Max Ernst, Sinestesia
Idioma
Português