Logo do repositório
 

O fantástico bem debaixo dos nossos narizes: poética a partir da pareidolia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Bamonte, Joedy Luciana Barros Marins

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Artes Visuais - FAAC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A série experimental “O fantástico bem debaixo dos nossos narizes” foi concebida a partir de uma coleta sensível, através de fotografia por smartphone, de pareidolias que percebi nos elementos cotidianos ao meu redor, no decorrer dos últimos anos, tendo os frottages e grattages de Max Ernst como principal referência histórica. Ao longo de sua execução, utilizando a estruturação em rede criada por Cecília Almeida Salles, podem ser notados diversos outros desdobramentos no que diz respeito à outras de minhas tendências estilísticas, que encontraram solo fértil nessa premissa principal da série para dar importantes passos rumo a seu amadurecimento. Referências artísticas e conceituais também incluem outras técnicas e jogos surrealistas visando a instrumentalização do acaso, exemplos de outros herdeiros contemporâneos desse ethos, experimentações próprias e artigos tratando da busca pela sinestesia nas Artes Visuais.

Resumo (inglês)

The experimental series “The fantastic right under our noses” was conceived starting with a sensible gathering, utilizing smartphone photography, of pareidolia occurrences that I perceived in common day to day elements around me, throughout these last few years, having Max Ernst’s frottages and grattages as my main historical reference. Throughout said series, utilizing structuring in network created by Cecília Almeida Salles, several other unfoldments concerning other of my stylistic tendencies are notable, for they have found fertile soil in the main premise of this series to walk important steps towards maturity. Artistic and conceptual references also include other surrealist techniques and games aiming at the instrumentalization of chance, examples of other contemporary heirs to that ethos, my own experimentations and articles dealing with the search for sinestesia in the Visual Arts

Descrição

Palavras-chave

Processo criativo, Experimental, Pesquisa visual, Pareidolia, Surrealismo, Jogos surrealistas, Frottage, Grattage, Max Ernst, Sinestesia

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Unidade
Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design
FAAC
Campus: Bauru


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação