Publicação: Adaptação metodológica para elaboração de Cartas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo em áreas terrestres: exemplo na Rodovia dos Tamoios (SP-099)
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Data
Autores
Orientador
Riedel, Paulina Setti 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IGCE - Geologia
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
As Cartas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo (Cartas SAO) são importantes recursos do plano de ações e contingência do planejamento de risco de uma região, hierarquizando as áreas com relação às suas sensibilidades ao derramamento de óleo. Desse modo, são produtos que fornecem orientações e diretrizes quanto à prioridade de limpeza de determinado local e assim permitem minimizar impactos negativos em todas as esferas que compõem o meio ambiente, caso ocorra um derramamento de óleo. O presente trabalho objetivou adaptar a metodologia proposta por Martins (2012) para a determinação do Índice de Sensibilidade Terrestre (IST), um dos componentes fundamentais das Cartas SAO, em espaços adjacentes às rodovias para gerar novas Cartas SAO em três áreas-piloto estudadas pelo autor ao longo da Rodovia dos Tamoios (SP-099), com intuito de facilitar a leitura desses produtos cartográficos para usuários e equipes de ação emergencial em caso de derramamento de óleo. A metodologia desenvolvida fez uso de pesquisa bibliográfica, caracterização da área de estudo, fundamentos de Sensoriamento Remoto e técnicas de Geoprocessamento para analisar cinco variáveis do meio físico (litologia, declividade, densidade de fraturas, profundidade do nível d’água e uso e ocupação do solo) e integrá-las para a geração dos novos ISTs, além de identificar pontos notáveis que merecem atenção especial das equipes de limpeza. Os ISTs classificam em cinco níveis de sensibilidade as três áreas de estudo, sendo 1 representativo da menor sensibilidade e o 5, de maior sensibilidade. Os resultados obtidos revelam que os ISTs com as maiores distribuições espaciais nas áreas foram os ISTs 3, 4 e 2, ao passo que, os ISTs 1 e 5 exibiram relativamente pouca distribuição; portanto, a área 5 apresenta as maiores dimensões de alta sensibilidade dentre as áreas estudadas. Com a realização do trabalho foi possível concluir que a metodologia empregada obteve resultados coerentes na classificação de novos ISTs, bem como possibilitou ISTs com maior detalhamento espacial em comparação com a metodologia anterior, representando avanço na determinação da sensibilidade em espaços adjacentes a rodovias.
Resumo (inglês)
The Oil Spill Environmental Sensitivity Charts (SAO Charts) are important resources in the action and contingency plan for risk management in a region, prioritizing areas based on their sensitivity to oil spills. In this way, they provide guidance and directives regarding the cleaning priority of a specific site, helping to minimize negative impacts on all environmental spheres in case of an oil spill. This study aimed to adapt the methodology proposed by Martins (2012) for determining the Terrestrial Sensitivity Index (TESI), one of the key components of the SAO Charts, in areas adjacent to highways to generate new SAO Charts in three pilot areas studied by the author along the Tamoios Highway (SP-099), in order to facilitate the interpretation of these cartographic products for users and emergency response teams in case of an oil spill. The methodology used involved bibliographic research, area characterization, Remote Sensing fundamentals, and Geoprocessing techniques to analyze five physical environment variables (lithology, slope, fracture density, groundwater depth, and land use/land cover) and integrate them to generate the new TESIs, as well as to identify notable points that require special attention from cleaning teams. The TESIs classify the three study areas into five levels of sensitivity, with 1 representing the lowest sensitivity and 5 the highest sensitivity. The results showed that the TESIs with the largest spatial distributions in the areas were TESIs 3, 4, and 2, while TESIs 1 and 5 exhibited relatively low distribution; thus, area 5 has the largest extent of high sensitivity among the studied areas. The results of this work concluded that the methodology used provided consistent results in classifying new TESIs and allowed for TESIs with greater spatial detail compared to the previous methodology, representing an advance in determining sensitivity in areas adjacent to highways.
Descrição
Palavras-chave
Derramamento de óleo, Sensibilidade ambiental a derramamento de óleo, Rodovia dos Tamoios, Indice de sensibilidade terrestre, SP-099, Oil spill, Environmental sensitivity to oil spill, Tamoios highway, Terrestrial sensitivity index
Idioma
Português