Publicação:
A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física Moderna

dc.contributor.authorCamargo, Eder Pires de [UNESP]
dc.contributor.authorNardi, Roberto [UNESP]
dc.contributor.authorCorreia, José Nivaldo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:57:00Z
dc.date.available2016-03-02T12:57:00Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractThis article is part of a study that seeks to understand the main barriers to the inclusion of visually   impaired   students   in   learning   Physics.   Analyzing  modern physics classes, we examine the difficulties in communication between teachers and visually impaired students. Our study emphasizes the analyses of empirical­sensory and semantic structures of speech, indicating factors that may hamper  students’ understanding in the classroom. We recommend alternative procedures that aim to facilitate the effective participation of students with visual impairment in the communication process, such as:  elimination of the interdependent   audiovisual structure and the exploration of the communicational potentialities of a speech based on empirical structures whose accessibility does not depend on visual skills.en
dc.description.abstractO presente artigo encontra­se inserido dentro de um estudo que busca compreender as principais barreiras para a inclusão de alunos com deficiência visual no contexto do ensino de física. Focalizando aulas de física moderna, analisa as dificuldades comunicacionais entre licenciandos e discentes com deficiência visual. Para tal, enfatiza as estruturas empírica e semântico­sensorial das linguagens utilizadas, indicando fatores geradores de dificuldades de acessibilidade às informações veiculadas. Recomenda, ainda, alternativas que visam dar condições à participação efetiva do discente com deficiência visual no processo comunicativo, das quais se destacam: a destituição da estrutura empírica audiovisual interdependente e a exploração das potencialidades comunicacionais das linguagens constituídas de estruturas empíricas de acesso visualmente independente.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru
dc.format.extent1-18
dc.identifierhttp://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/7
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 2, p. 1-18, 2010.
dc.identifier.fileISSN1806-5104-2010-10-02-01-18.pdf
dc.identifier.issn1806-5104
dc.identifier.lattes4449947783474945
dc.identifier.lattes3417921730250572
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134497
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectModern physicsen
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectVisual impairmenten
dc.subjectDeficiência visualpt
dc.subjectEnsino de físicapt
dc.subjectFísica modernapt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectInclusãopt
dc.titleA comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física Modernapt
dc.title.alternativeCommunication as a barrier to the inclusion of visually impaired students in Modern Physics classesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4449947783474945
unesp.author.lattes3417921730250572
unesp.author.orcid0000-0002-5018-3621[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentFísica e Química - FEISpt
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1806-5104-2010-10-02-01-18.pdf
Tamanho:
439.73 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format