Logotipo do repositório
 

Publicação:
Por uma epistemologia da tecnologia na Educação Matemática

dc.contributor.advisorVianna, Carlos Roberto [UNESP]
dc.contributor.authorFerreira, Guilherme Francisco
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-03-06T16:34:34Z
dc.date.available2020-03-06T16:34:34Z
dc.date.issued2020-02-21
dc.description.abstractBaseados em estudos que apontam instrumentalismo e determinismo tecnológico como perspectivas orientadoras do discurso sobre tecnologia no âmbito educacional, produzimos uma análise sobre as implicações e limitações de tais perspectivas, focando a Educação Matemática, e indicamos o conceito de tecnologia de Álvaro Vieira Pinto como possibilidade a elas. A partir dessas considerações, discutimos a produção de conhecimento com tecnologia, por esse se mostrar um tema significativo a partir dos referenciais com que trabalhos, de um modo a problematizar as implicações do determinismo e do instrumentalismo no âmbito educacional, focando na Educação Matemática. Nesse exercício, nos fundamentamos no Modelo dos Campos Semânticos, na análise referida e nas considerações de Álvaro Vieira Pinto sobre tecnologia. Após as análises, apontamos a necessidade de nos aprofundarmos em relação à dimensão política da tecnologia e suas implicações para a Educação Matemática e enfatizamos a relevância de mais pesquisas que tomem tecnologia não apenas como recurso pedagógico, mas como objeto de estudo.pt
dc.description.abstractBased on the studies that point out technological instrumentalism and technological determinism as guiding perspectives of the discourse on technology in the educational scope, this study has produced an analysis about the implications and limitations of these perspectives, focusing on Mathematics Education, and we indicate the concept of technology by Álvaro Vieira Pinto as a possibility for technological instrumentalism and technological determinism. Based on these considerations, this research discuss the production of knowledge with technology, as it is a significant theme based on the references with which we have drawn from, in order to problematize the implications of determinism and instrumentalism in the educational sphere, focusing on Mathematics Education. In this exercise, this study has been grounded on the Model of Semantic Fields, on the referred analysis and on the considerations of Álvaro Vieira Pinto on technology. After the analyses, we pointed out the need to deepen in relation to the political dimension of technology and its implications for Mathematics Education and we emphasize the relevance of more research that takes technology not only as a pedagogical resource, but as an object of study.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001.
dc.identifier.aleph000929466
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/191772
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectO conceito de tecnologiapt
dc.subjectModelo dos campos semânticospt
dc.subjectFilosofia da tecnologiapt
dc.subjectProdução de conhecimento com tecnologiapt
dc.subjectConcept of technologyen
dc.subjectModel of semantic fieldsen
dc.subjectPhilosophy of technologyen
dc.subjectKnowledge production with technologyen
dc.titlePor uma epistemologia da tecnologia na Educação Matemáticapt
dc.title.alternativeTowards an epistemology of technology in Mathematics Educationen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicospt
unesp.researchAreaTecnologia na Educação Matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ferreira_gf_dr_rcla.pdf
Tamanho:
1.71 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.97 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: