Publicação: O tema transversal pluralidade cultural: a possibilidade da igualdade étnica e cultural no ambiente escolar ou atualidade do mito da democracia racial?
dc.contributor.advisor | Souza, Irene Sales de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Motta, Fernanda Paula de Carvalho [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:29:39Z | |
dc.date.available | 2014-06-11T19:29:39Z | |
dc.date.issued | 2005-12-12 | |
dc.description.abstract | Conhecer para entender, respeitar e integrar, aceitando as contribuições das diversas culturas presentes na sociedade brasileira, deve ser o objetivo específico da introdução do tema transversal Pluralidade Cultural nas práticas pedagógicas. A adequada inclusão deste tema nos currículos e nos projetos pedagógicos configura-se na possibilidade da igualdade étnica/cultural no ambiente escolar. A proposta de que essa temática ilumine as práticas escolares na promoção da igualdade étnica/cultural no ambiente escolar é muito louvável, mas insuficiente, pois não é combinada a outros esforços de informação, sensibilização, formação continuada dos professores, acesso a pesquisas e propostas concretas para o tratamento adequado deste tema em sala de aula. Neste sentido este trabalho científico tem por objetivo investigar sobre a aplicação e efetivação do tema transversal Pluralidade Cultural nos currículos, nos projetos e nas práticas pedagógicas das escolas da rede pública municipal da cidade de Franca. Para atingi-lo será necessário concentrar informações sobre o apoio institucional que as escolas recebem da Secretaria de Educação; conhecer os projetos e trabalhos desenvolvidos por estas em referência ao tema; conhecer a forma como os professores têm trabalhado o tema Pluralidade Cultural em sala de aula, especialmente em relação à cultura negra, suas práticas pedagógicas e suas dificuldades. | pt |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.format.extent | 210 f. : anexos | |
dc.identifier.aleph | 000475401 | |
dc.identifier.capes | 33004072067P2 | |
dc.identifier.citation | MOTTA, Fernanda Paula de Carvalho. O tema transversal pluralidade cultural: a possibilidade da igualdade étnica e cultural no ambiente escolar ou atualidade do mito da democracia racial?. 2005. 210 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2005. | |
dc.identifier.file | motta_fpc_me_fran.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/98625 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Negros - Educação | pt |
dc.subject | Racismo - Preconceito | pt |
dc.subject | Tema transversal | pt |
dc.subject | Pluralidade cultural | pt |
dc.subject | Discriminação étnica/cultural no ambiente escolar | pt |
dc.subject | Negros e educação | pt |
dc.subject | Mito da democracia racial no Brasil | pt |
dc.title | O tema transversal pluralidade cultural: a possibilidade da igualdade étnica e cultural no ambiente escolar ou atualidade do mito da democracia racial? | pt |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Franca | pt |
unesp.graduateProgram | Serviço Social - FCHS | pt |
unesp.knowledgeArea | Serviço social, trabalho e sociedade | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- motta_fpc_me_fran.pdf
- Tamanho:
- 595.13 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format