Publicação: Cultura popular e educação ambiental: aspectos da relação sociedade-natureza presentes na música caipira
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Data
Autores
Orientador
Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - IB
Curso de graduação
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa apresenta caminhos reflexivos construídos no processo de investigação acerca da relação sociedade-natureza presentes na cultura caipira, tendo como recorte de análise a música caipira e sertaneja. A música caipira foi constituída a partir do modo de vida no campo, e das relações de aproximação e tensão entre o campo e a cidade. O caipira, com suas expressões musicais envolvendo ritos de trabalho e religiosidade, foi reconhecido também como sertanejo, a partir da divulgação das primeiras gravações realizadas no final da década de 1920. Nesse sentido, elementos constituintes desse modo de vida alcançaram uma repercussão expressiva, tornando a música caipira e sertaneja um gênero musical reconhecido nacionalmente. A pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratória, contou com a análise documental de enunciados expostos no repertório apresentado por duas Orquestras de Violeiros do interior do Estado de São Paulo, durante os anos de 2022 e 2023, totalizando 42 músicas como corpus documental, gravadas entre as décadas de 1920 e 2000. Inserida em um Programa de Pós-Graduação em Educação, a pesquisa buscou contribuir com o campo da Educação Ambiental, compreendendo a relação indissociável entre educação e cultura, atribuindo à musicalidade caipira elementos do universo das culturas populares.
Resumo (inglês)
This work presents reflective paths built in the research process about the society-nature relationship present in the caipira culture, having as a focus of analysis the Caipira music (música caipira) and Sertanejo music (música sertaneja). Caipira music was formed from the way of life in the countryside, and from the relationships of proximity and tension between the countryside and the city. The caipira, with his musical expressions involving rites of work and religiosity, was also recognized as Sertanejo music, after the release of the first recordings made in the late 1920s. In this sense, constituent elements of this way of life achieved significant repercussion, making caipira and sertanejo music a nationally recognized musical genre. The qualitative exploratory research involved documentary analysis of statements presented in the repertoire presented by two Brazilian Viola Orchestras from the interior of the State of São Paulo, during the years 2022 and 2023, totaling 42 songs as a documentary corpus, recorded between the 1920s and 2000s. Inserted in a Postgraduate Program in Education, the research sought to contribute to the field of Environmental Education, understanding the inseparable relationship between education and culture, attributing elements of the Caipira musicality to the universe of popular cultures.
Descrição
Palavras-chave
Música caipira, Cultura popular, Educação ambiental, Caipira music, Popular culture, Environmental education
Idioma
Português