Publicação: Produção textual: concepções no currículo de língua portuguesa do 3º ano do município de Birigui/SP
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Parisotto, Ana Luzia Videira 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FCT 33004129044P6
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Dissertação de mestrado
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho, vinculado à Linha de pesquisa: 2- Processos formativos, ensino e
aprendizagem consiste em um estudo de caso sobre a reformulação do Currículo do 1º
bimestre de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino fundamental da cidade de Birigui/ SP,
tendo em vista o cumprimento ao art. 15 da Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de
2017, que determina o alinhamento das instituições ou redes de ensino de seus currículos e
propostas pedagógicas à Base Nacional Comum Curricular, doravante BNCC (Brasil, 2018).
A partir da leitura desse documento, emergiu uma questão norteadora para esta pesquisa:
quais as concepções e apropriações relacionadas ao ensino de língua materna, em especial no
que diz respeito à produção textual materializadas no processo de (re)construção do novo
Currículo do 1º bimestre do 3º ano do Ensino Fundamental de Birigui? Decorrente da
questão-problema, delineou-se o objetivo geral: investigar o processo de construção do
Currículo de Língua Portuguesa no município de Birigui/ SP e quais são as concepções
relacionadas ao ensino da produção textual contidas no documento. Logo, os objetivos
específicos são: a) descrever como foi o processo de elaboração do Currículo de Língua
Portuguesa no município de Birigui/ SP; b) analisar o Currículo municipal do 1º Bimestre do
3º ano do Ensino fundamental, especificamente no que diz respeito ao ensino da produção
textual; c) investigar qual é a concepção de linguagem presente na BNCC e no Currículo do 3º
ano do Ensino Fundamental; d) correlacionar a concepção de linguagem presente na BNCC e
no Currículo com os demais teóricos que tratam do Ensino de Língua Portuguesa. Nesse
sentido, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. Os dados
foram gerados a partir de análise documental e entrevista semiestruturada. Posteriormente,
tais dados foram examinados à luz da análise de conteúdo e do referencial teórico que embasa
esta pesquisa. Considerando a análise final dos dados, as concepções e apropriações
relacionadas ao ensino de língua materna, em especial no que se refere à produção textual,
estão materializadas tanto no processo de reformulação do novo Currículo de Birigui quanto
em sua versão escrita preliminar, visto que não foi homologada sua versão final. Essa
concepção diz respeito ao ensino da língua de forma contextualizada e articulada ao uso social
numa perspectiva sociointeracionista. No que diz respeito à BNCC (Brasil, 2018), a análise
dos dados revelou a presença dos escritos do Círculo de Bakhtin nas formulações, conceitos e
perspectivas de linguagem, bem como na concepção de texto, embora sem marcação textual
explícita. Com o avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a
BNCC também destaca a importância das novas práticas de linguagem contemporâneas que
envolvem o trabalho com os multiletramentos. Há uma ênfase especial nos textos
multissemióticos em diversas mídias e semioses no documento, assim como no Currículo de
Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Fundamental. Ademais, constatou-se um enfoque
especial no trabalho com os gêneros textuais orais em sala de aula, por meio da proposição de
situações práticas de escuta e produção de textos orais, visando aprimorar as habilidades dos
alunos no domínio discursivo da língua oral.
Resumo (inglês)
The present work, linked to research line: 2- Formative processes, teaching, and learning
consists of a case study on the reformulation of the Curriculum of the 1st bimester of
Portuguese Language of the 3rd year of an elementary school in the city of Birigui/ SP,
because of the fulfillment of art. 15 of Resolution CNE/CP No. 2, of December 22, 2017,
which determines the alignment of institutions or education networks of their curricula and
pedagogical proposals to the Common National Curriculum Base, henceforth BNCC (Brasil,
2018). From the reading of this document, a guiding question for this research emerged: what
are the conceptions and appropriations related to the teaching of the mother tongue, especially
about textual production materialized in the process of (re)construction of the new Curriculum
of the 1st bimester of the 3rd year of Birigui Elementary School? As a result of the problem
issue, the general objective was delineated: to investigate the process of construction of the
Portuguese Language Curriculum in the municipality of Birigui/ SP and what are the
conceptions related to the teaching of text production contained in the document. Therefore,
the specific objectives are: a) to describe how the elaboration process of the Portuguese
Language Curriculum was in the city of Birigui/SP; b) to analyze the municipal Curriculum of
the 1st Bimester of the 3rd year of Elementary School, specifically about the teaching of
textual production; c) investigate what is the conception of language present in the BNCC and
in the Curriculum of the 3rd year of Elementary School; d) correlate the conception of
language present in the BNCC and in the Curriculum with other theorists who deal with
Portuguese Language Teaching. In this sense, qualitative research of the case study type was
carried out. The data was generated from document analysis and semi-structured interviews.
Afterward, these data were examined in the light of content analysis and the theoretical
framework that supports this research. Considering the final analysis of the data, the
conceptions and appropriations related to the teaching of the mother tongue, especially
concerning textual production and correction, are materialized both in the reformulation
process of the new Birigui Curriculum and in its preliminary written version, since its final
version was not approved. This conception concerns the teaching of language in a
contextualized way and articulated to social use in a social-interactionist perspective. About
the BNCC (Brasil, 2018), data analysis revealed the presence of the writings of Bakhtin's
Circle in the formulations, concepts, and perspectives of language, as well as in the
conception of text, although without explicit textual marking. With the advancement of
Digital Information and Communication Technologies (TDIC), the BNCC also highlights the
importance of new contemporary language practices that involve working with multiliteracies.
There is a special emphasis on multi semiotic texts in various media and semiotics in the
document, as well as in the Portuguese Language Curriculum for the 3rd year. Furthermore,
there was a special focus on working with oral textual genres in the classroom, through the
proposition of practical listening situations and production of oral texts, aiming to improve
students' skills in the discursive domain of oral language.
Descrição
Palavras-chave
Currículo, Ensino de língua portuguesa, Produção textual, Ensino fundamental, BNCC, Curriculum, Teaching portuguese language, Text production, Basic education
Idioma
Português