Publicação: Agrotóxicos no ensino de química no contexto de uma escola de campo: uma proposta didática na perspectiva crítica
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Milagre, Cíntia Duarte de Freitas 

Teixeira, Lucas André
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Química - IQ
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A proposta de pesquisa apresentada neste trabalho teve, como principal
objetivo, contribuir com a formação crítica e a conscientização dos alunos da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Profª Maria de Lourdes Silva Prado, escola do
campo situada no assentamento Monte Alegre no município de Araraquara (SP),
através da concepção e execução de uma proposta didática sobre o uso e os
malefícios dos agrotóxicos e suas consequências, usando o tema de ‘O Átomo e a
Estrutura Atômica’ como norteador e como referencial teórico algumas vertentes
que visavam uma perspectiva crítica. Ademais, esse projeto contou com alguns dos
objetivos sustentáveis dados pela Agenda 2030 da ONU, sendo eles a ODS 4
(Educação de Qualidade), a ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e a
ODS 12 (Consumo e produção responsáveis). Por fim, a escolha da temática de
Agrotóxicos se deu devido à grande quantidade de flexibilizações - tendo incentivo
do Estado - destes produtos nos últimos anos e, também, devido ao potencial de
risco de exposição aos agrotóxicos nos discentes do colégio de campo. Assim,
essa pesquisa não busca dar respostas, mas sim trazer um conhecimento aos
alunos para perspectivas futuras, fazendo-os compreender como os agrotóxicos
podem ser manipulados - para que não haja malefícios à saúde - e o que estes
produtos possuem em comum com a temática da química, para que os alunos
consigam levar os conhecimentos para a comunidade local. Na aplicação da
sequência didática os alunos, de início, tiveram dificuldades em analisar os
agrotóxicos criticamente, tendo em vista que, em cada aula lecionada, os discentes
não eram os mesmos, com exceção de alguns, se tendo assim impasses na relação
entre os conteúdos da química com os agrotóxicos, conceitos que ficaram mais
claros na aula prática, tendo os alunos entendendo os conceitos passados e com
um bom desempenho frente a sequência didática aplicada.
Resumo (inglês)
The research proposal presented in this work had, as its main objective, to
contribute to the critical formation and awareness of the students of the Municipal
Elementary School Profª Maria de Lourdes Silva Prado through a didactic proposal on
the use and harm of pesticides and its consequences, using the theme of 'The Atom
and the Atomic Structure' as a guide and, as a theoretical reference, some aspects of
Historical-Critical Pedagogy (HCP). In addition, this project had some of the
sustainable objectives given by the UN 2030 Agenda, namely SDG 4 (Quality
Education), SDG 11 (Sustainable Cities and Communities), and SDG 12 (Responsible
Consumption and Production). Finally, the choice of this theme was due to a large
number of releases of Pesticides in recent years and, also, due to the potential risk of
exposure to pesticides in students of the school. Thus, this research does not seek to
provide answers but rather bring a knowledge to students for future perspectives,
making them understand how pesticides can be manipulated (if this occurs) so that
there is no harm to health and to understand what these products have in common
with chemistry so that the students can take their knowledge and apply it outside of
the school. In the application of the didactic sequence, the students, at first, had
difficulties in analyzing pesticides critically, considering that, in each class taught, the
students were not the same, with some exceptions therefore, having impasses relating
the contents of chemistry with pesticides, concepts that became clear in the practical
class, having the students understanding past concepts and performing well against
the applied didactic sequence.
Descrição
Palavras-chave
Agrotóxico, Átomo, Estrutura atômica, Ensino de química, Proposta didática, Atom, Atomic structure, Chemistry teaching, Didactic proposal, Pesticides
Idioma
Português