Logo do repositório
 

Pedagogia da direção teatral: a sala de ensaio como encruzilhada

dc.contributor.advisorRachel, Denise Pereira [UNESP]
dc.contributor.authorPereira, Anderson Claudir do Carmo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-01-21T19:23:39Z
dc.date.available2025-01-21T19:23:39Z
dc.date.issued2024-12-02
dc.description.abstractEste trabalho, intitulado "Pedagogia da direção: sala de ensaio como de encruzilhada", explora o papel do diretor teatral enquanto educador e mediador de saberes, destacando como a prática da direção teatral pode ser entendida enquanto um processo pedagógico em espaços de trabalho colaborativo. Inspirado nas contribuições de Paulo Freire e Luiz Rufino, o estudo utiliza a metáfora da encruzilhada para representar a sala de ensaio como um ponto de convergência de saberes diversos, onde a construção artística se nutre da troca de experiências e saberes dos participantes. O texto aborda como o papel do diretor evolui de uma função técnica para uma prática educativa que desafia hierarquias e que entende a importância da emancipação dos sujeitos. Utilizando sua trajetória pessoal, o autor reflete sobre os desafios e transformações em sua atuação como professor e diretor teatral, discutindo o impacto do pensamento decolonial na construção de um espaço de criação que valorize epistemologias plurais e promova uma educação crítica e libertadora.pt
dc.description.abstractThis study, titled "The Pedagogy of Direction: Rehearsal Room as a Crossroads," delves into the role of the theater director as an educator and mediator of knowledge, highlighting how the practice of directing can be understood as a pedagogical process within spaces of collective creation. Inspired by the contributions of Paulo Freire and Luiz Rufino, the study uses the crossroads metaphor to represent the rehearsal room as a point of convergence for diverse knowledge, where artistic construction thrives on the exchange of experiences and insights among participants. The text addresses how the director's role evolves from a technical function to an educational practice that challenges hierarchies and fosters individual empowerment. Using personal trajectory as a starting point, the author reflects on the challenges and transformations encountered throughout his career, discussing the impact of decolonial thinking on building a creative space that values plural epistemologies and promotes a critical and liberating education.en
dc.identifier.citationPEREIRA, Anderson Claudir do Carmo. Pedagogia da direção: sala de ensaio como encruzilhada. Orientadora: Denise Pereira Rachel. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Arte-Teatro) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2024.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/259841
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectTeatro - Estudo e ensinopt
dc.subjectDiretores e produtores de teatropt
dc.subjectTeatro negropt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectAnálise de interação em educaçãopt
dc.titlePedagogia da direção teatral: a sala de ensaio como encruzilhadapt
dc.title.alternativeThe pedagogy of direction: rehearsal room as a crossroadsen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateSão Paulo - IA - Arte-Teatropt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
pereira_acc_tcc_ia.pdf
Tamanho:
541.59 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
pereira_acc_autorizacao_ia.pdf
Tamanho:
131.77 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: