Pedagogia da direção teatral: a sala de ensaio como encruzilhada
dc.contributor.advisor | Rachel, Denise Pereira [UNESP] | |
dc.contributor.author | Pereira, Anderson Claudir do Carmo [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2025-01-21T19:23:39Z | |
dc.date.available | 2025-01-21T19:23:39Z | |
dc.date.issued | 2024-12-02 | |
dc.description.abstract | Este trabalho, intitulado "Pedagogia da direção: sala de ensaio como de encruzilhada", explora o papel do diretor teatral enquanto educador e mediador de saberes, destacando como a prática da direção teatral pode ser entendida enquanto um processo pedagógico em espaços de trabalho colaborativo. Inspirado nas contribuições de Paulo Freire e Luiz Rufino, o estudo utiliza a metáfora da encruzilhada para representar a sala de ensaio como um ponto de convergência de saberes diversos, onde a construção artística se nutre da troca de experiências e saberes dos participantes. O texto aborda como o papel do diretor evolui de uma função técnica para uma prática educativa que desafia hierarquias e que entende a importância da emancipação dos sujeitos. Utilizando sua trajetória pessoal, o autor reflete sobre os desafios e transformações em sua atuação como professor e diretor teatral, discutindo o impacto do pensamento decolonial na construção de um espaço de criação que valorize epistemologias plurais e promova uma educação crítica e libertadora. | pt |
dc.description.abstract | This study, titled "The Pedagogy of Direction: Rehearsal Room as a Crossroads," delves into the role of the theater director as an educator and mediator of knowledge, highlighting how the practice of directing can be understood as a pedagogical process within spaces of collective creation. Inspired by the contributions of Paulo Freire and Luiz Rufino, the study uses the crossroads metaphor to represent the rehearsal room as a point of convergence for diverse knowledge, where artistic construction thrives on the exchange of experiences and insights among participants. The text addresses how the director's role evolves from a technical function to an educational practice that challenges hierarchies and fosters individual empowerment. Using personal trajectory as a starting point, the author reflects on the challenges and transformations encountered throughout his career, discussing the impact of decolonial thinking on building a creative space that values plural epistemologies and promotes a critical and liberating education. | en |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Anderson Claudir do Carmo. Pedagogia da direção: sala de ensaio como encruzilhada. Orientadora: Denise Pereira Rachel. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Arte-Teatro) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2024. | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/259841 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Teatro - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Diretores e produtores de teatro | pt |
dc.subject | Teatro negro | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | Análise de interação em educação | pt |
dc.title | Pedagogia da direção teatral: a sala de ensaio como encruzilhada | pt |
dc.title.alternative | The pedagogy of direction: rehearsal room as a crossroads | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.undergraduate | São Paulo - IA - Arte-Teatro | pt |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- pereira_acc_tcc_ia.pdf
- Tamanho:
- 541.59 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- pereira_acc_autorizacao_ia.pdf
- Tamanho:
- 131.77 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: