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Publicação:
Ensino de ciências por investigação: possibilidades didáticas para a formação crítica do educando

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Data

Orientador

Benetti, Bernadete

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciências Biológicas - IB

Título da Revista

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Há muita discussão sobre o currículo de Ciências tradicionalmente adotado nas escolas brasileiras, e o quanto esses ensinamentos não se conectam ao cotidiano do aluno, sendo apresentados de forma artificial e distante dos processos pelos quais foram originados. É necessário que as práticas educacionais proporcionem ao aluno a possibilidade de compreender os processos pelos quais os conhecimentos são produzidos, se apropriando e podendo aplicá los na sua prática cotidiana e cidadã, preenchendo o aprendizado de sentido. Neste trabalho tivemos por objetivo analisar, por meio de uma narrativa de experiência, as contribuições do Ensino de Ciências por Investigação na formação do educando, a partir do desenvolvimento de uma Sequência Didática Investigativa. A sequência foi desenvolvida a partir do eixo temático “processos fermentativos” e aplicada a três turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental II, em uma escola particular na cidade de São Paulo. O tema foi organizado em três blocos temáticos: no bloco 1 foi desenvolvida a fermentação alcoólica, a partir da produção de pães, no bloco 2 a fermentação lática, a partir da produção de iogurte de kefir, no bloco 3 a fermentação acética, a partir da produção de kombucha. Como atividade de encerramento foi trabalhada a divulgação científica, a partir da organização, pelos alunos, de um evento de socialização dos trabalhos desenvolvidos. Os resultados apresentam as reflexões da docente sobre as possíveis contribuições, das diferentes práticas aplicadas, para a formação do indivíduo, analisadas à luz dos referenciais teóricos abordados neste trabalho, assim como os possíveis papéis do professor neste processo. O protagonismo do estudante e o desenvolvimento de habilidades e competências foram exploradas no desenvolvimento da sequência didática, não apenas na proposição de uma metodologia ativa, mas proporcionando espaços para os alunos atuarem como protagonistas do processo de aprendizagem, propondo diferentes atividades que pudessem ampliar as possibilidades de o aluno atuar com maior autonomia.

Descrição

Palavras-chave

Ciências (Ensino fundamental), Educação, Didática, Ensino, Ensino de ciências, Ensino de ciências por investigação, Sequência didática, Ensino fundamental - Anos finais

Idioma

Português

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