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Publicação:
Relato de uma experiência de formação de licenciandos de pedagogia em sexualidade e educação sexual

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Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

A presente pesquisa tem por intuito averiguar as concepções de discentes do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara acerca da sexualidade infantil e das relações de gênero, e a partir do conhecimento das principais necessidades formativas que apresentam em relação a estes temas, elaborar, implementar e avaliar um curso interventivo. Os instrumentos empregados para coleta de dados foram dois questionários. Participaram da primeira etapa da pesquisa, correspondente ao preenchimento do questionário, 342 estudantes dos períodos noturno e diurno. Já na segunda etapa, aplicação do curso, 38 pessoas. A partir dos dados deste instrumento foi elaborado um curso interventivo em sexualidade de 40 horas que ocorreu nos meses de agosto a outubro de 2012. No questionário, 43% dos participantes relataram que são ‘informados’ e 12% ‘bem informados’ acerca da sexualidade infantil. Entretanto, 40% dos participantes referiram que são ‘pouco’ a ‘nada informado’ sobre o assunto, o que demonstra que é um tema que requer que tenham maiores informações. Quanto às relações de gênero 40,1% dos respondentes disseram que são ‘informados’ quanto a este assunto e 17,8% ‘bem informados’. Porém, não souberam definir o que entendem por relações de gênero. Em relação ao curso, foi possível verificar por meio do questionário com algumas situações problematizadoras as alterações nas respostas dos participantes no seu término, demonstrando que alcançou seus intentos iniciais - formar e informar os licenciandos em sexualidade. Assim, cursos de extensão voltados a discentes é uma possibilidade de prover formação no assunto.

Descrição

Palavras-chave

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1138-1150

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