Um olhar avaliativo sobre o MOVA-regional no ABCD paulista: dos movimentos populares dos anos 60 à perspectiva neoliberal

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007-03-05

Autores

Prado, Edna Cristina do [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente tese constitui-se em estudo avaliativo sobre o Movimento de Alfabetização na região do Grande ABCD paulista, conhecido como MOVA-Regional. O objetivo central foi desvelar rupturas e contradições presentes no MOVA-Regional quer em sua estrutura organizacional, quer em suas estratégias de ação e mobilização junto às classes trabalhadoras em relação às propostas dos movimentos populares de alfabetização de jovens e adultos dos anos 1950-1960, de orientação freireana, hoje sob forte influência de um contexto e de uma política de educação neoliberal. Entrevistas, depoimentos, documentos, dados censitários e de atendimento foram utilizados na análise, tendo como referenciais a teoria crítica, com especial ênfase nos estudos e pesquisas desenvolvidas na perspectiva educacional freireana. Através das categorias de análise, depreendidas do próprio corpus: desalienação; educação não-formal versus informal; participação social; e transformação social foi possível identificar significativas contradições em relação ao ideário freireano, entre as quais se destacam: a dependência do programa às oscilações dos recursos financeiros e interesses dos parceiros do movimento em detrimento às reivindicações das bases; a fragilidade e aligeiramento da formação docente inadequadas às funções requeridas do educador de jovens e adultos na proposta freireana; a ausência dos dados quantitativos e qualitativos sobre a demanda e desempenho dos educandos, os quais, aliados às diferenças espaciais, históricas e ideológicas observadas no movimento atual, em relação às dos movimentos populares de alfabetização da década de 50-60, revelam que o MOVA-Regional distorce em alguns momentos a proposta de educação popular de Paulo Freire utilizando-se de seus próprios princípios.
The proposal of this thesis was to evaluate the young and adult literacy movement of the São Paulo Great Region of ABCD. The main objective was to unravel breakages and contradictions on the organizational structure and on the strategies of acting and of mobilizing the worker class of the MOVA, actually under strong influence of the neo-liberal political education, in relation to the 1950-1960 movements based on the Paulo Freire methodological orientation. Data were collected through interviews, narrative documentary of experiences, primary and secondary sources documents as laws, memoranda, official records and publications and the theoretical analysis was based on the critical theory, with special emphasis on studies and researches developed under a Freire's educational perspective. The categories of analysis drawn from the corpus of data: no-alienation; no-conventional versus informal education; social participation; and social transformation allowed the identification of significant breakages and contradictions between the MOVA and the early movement conceived by Paulo Freire, as such: program dependence from oscillations of financial resources and partners's interests in detriment of stakeholders claims; the fragility and hurried up educational formation of teachers, inadequate give the functions required from educators in the Freire's proposal; and lack of quantitative and qualitative data of students demands and performance that allied with the space, historical and ideological differences observed in this movement in relation of the popular literacy movements of the 1950-1969 decades reveal that the MOVA-Regional have been distorting the Paulo Freire's educational proposal assumed as the foundations of the movement since its beginnings. Even presenting problems the movement, however, maintains positive aspects as the power to mobilize... (Complete abstract, click electronic address below)

Descrição

Palavras-chave

Alfabetização, Politicas publicas, São Paulo - Educação

Como citar

PRADO, Edna Cristina do. Um olhar avaliativo sobre o MOVA-regional no ABCD paulista: dos movimentos populares dos anos 60 à perspectiva neoliberal. 2007. 202 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.