Publicação: A Vivência da experiência da mudança da prática de ensino de matemática
Carregando...
Data
2003-02-21
Autores
Orientador
Bicudo, Maria Aparecida Viggiani 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Matemática - IGCE
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A mudança da prática de ensino do professor é um tema presente na Educação Matemática. Frente a questão do como mudar esta prática entendemos ser necessário, primeiramente, buscar compreender o que é esta mudança. Ao tomarmos a mudança como uma experiência vivida, entendemos que a questão do como mudar é necessariamente antecedida pela interrogação sobre o que é viver essa experiência de mudança. Assim, nosso objetivo é expor o significado da vivência da experiência da mudança da prática de ensino de Matemática . Para tanto, tomamos a vivência da experiência da mudança da prática de ensino da Matemática como um fenômeno a ser investigado. Baseamo-nos na pesquisa fenomenológica, indo à coisa-mesma, entendida aqui como a experiência vivida pelos professores de Matemática que mudaram a sua prática pedagógica. Entrevistamos sete professores e seus discursos foram fenomenológica e hermeneuticamente analisados. Acreditamos que ao apontar o que nas reduções efetuadas interpretamos como essencial na vivência dessa experiência, estaremos contribuindo com a formação continuada do professor de Matemática, atento à sua prática e à aprendizagem dos seus alunos. Acreditamos, também, que o relato dos procedimentos da pesquisa efetuada, a realização e a interpretação da mesma, podem contribuir com outras investigações sobre o tema enfocado.
Resumo (inglês)
Change in the teaching practice of the teacher is a theme that is present in mathematics education. Faced with the question of how to change this practice, we believe it is necessary to first seek to understand what this change is. As we consider change to be a lived experience, we understand that the question of how to change is necessarily preceded by the investigation of what it is to live this experience of change. Thus, our objective is to present the meaning of living the experience of change in the practice of teaching mathematics . Thus, we take living the experience of change in the practice of teaching mathematics as a phenomenon to be investigated. We based ourselves in phenomenological research, going to the thing-itself , understood here as the experience lived by mathematics teachers who have changed their pedagogical practice. Seven teachers were interviewed, and their discourses were analyzed phenomenologically and hermeneutically. We believe that, by pointing out what we interpreted at the phenomenological reductions as essential in the descriptions of the living of this experience, we will be contributing to the continuing education of mathematics teachers who are attentive to their practice and to their students' learning. We also believe that the description of the procedures of the research that was carried out, its accomplishment and interpretation, can contribute to other inquiries into the theme.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
HIRATSUKA, Paulo Isamo. A Vivência da experiência da mudança da prática de ensino de matemática. 2003. 483 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.