Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-04-11

Autores

Macena, Marta Maria Maurício [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Segundo os procedimentos metodológicos da História Oral (temática), partimos de depoimentos de professores de Matemática do ensino secundário, atuantes nas cercanias da década de 1960 na cidade de João Pessoa (PB), quanto ao ensino de Matemática. Os depoentes trouxeram à tona a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES), os exames de suficiência ao exercício do magistério nos cursos secundários, o Movimento da Matemática Moderna (MMM), os Centros de Ensino de Ciências criados por todo Brasil, a atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) no âmbito educacional, bem como várias faces na formação de professores. A questão da educação nordestina, assim como em outras regiões, aparece entrecortada, sempre em meio a aspectos sociais, econômicos e políticos impossíveis de serem negligenciados, e ainda que muitos estudos já tenham sido feitos a esse respeito, a temática parece estar distante do esgotamento. O Nordeste é um palco de contradições significativas
According to the methodological procedures given by Oral History, in this essay some depoiments of Math teachers was collected and interpreted in order to understand, in an historical landscape, aspects of teaching and learning Mathematics, in High Schools, in João Pessoa, Paraíba State, in the 60’s. The analysis showed some important elements that took part in that scenario: in the testimonies collected the focus was directed to the changes – political, sociological, educational – that occurred in that time, the CADES program (Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário), the New Math Movement, the Science Teaching Centers (Centros de Ensino de Ciências), the SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) – a Federal Department responsible for the development of Brazilian Northeast region – and its educational projects, among others. We conclude that this theme is far from be focused in a final way in this doctoral thesis, and we call other researchers to pay attention to this educational reality in order to bring more understandings to our efforts. Northeast is a Brazilian region full of contradictions

Descrição

Palavras-chave

Campanha de Aperfeicoamento e Difusao do Ensino Secundario (Brasil), SUDENE, Mathematics - Study and teaching, Matemática - Estudo e ensino, Professores - Formação - 1960, Professores de matematica, Historia oral, Matemática - História, João Pessoa (PB)

Como citar

MACENA, Marta Maria Maurício. Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB). 2013. 369 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, 2013.