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dc.contributor.advisorBicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP]
dc.contributor.authorLammoglia, Bruna [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:43Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:43Z
dc.date.issued2013-01-28
dc.identifier.citationLAMMOGLIA, Bruna. O sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo (Saresp) em escolas da rede estadual de ensino. 2013. 479 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102142
dc.description.abstractCom a presente pesquisa, que realizamos com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, buscamos compreender como o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), com destaque para a edição de 2010, se mostra no cotidiano da realidade escolar. A pergunta orientadora que conduziu esta investigação assim foi exposta: “Como o Saresp se presentifica na realidade escolar?”. A pesquisa é de caráter qualitativo, que efetuamos segundo uma abordagem fenomenológica, lançando mão de recursos hermenêuticos na análise dos depoimentos dos sujeitos considerados significativos para esta pesquisa. Focamos o Saresp como fenômeno, como o que se mostra em seus modos de ser, investigado na expressão da realidade vivida por professores, alunos e demais agentes da instituição escolar. Realizamos entrevistas com alunos, professores, coordenadores pedagógicos e diretores de duas escolas pertencentes à Diretoria de Ensino de Limeira - SP. A pergunta orientadora conduziu, também, estudos sobre: o campo conceitual em avaliação; aspectos da avaliação tomada como política pública; avaliações de sistemas realizadas no Brasil; descrição do Saresp. Apresentamos, como resultado da investigação, cinco convergências ou categorias abertas, articuladas pelo movimento de redução fenomenológica que tomou como dados os depoimentos e textos teóricos estudados. São elas: realidade escolar; visão do Saresp; comprometimento com o Saresp; encaminhamentos pedagógicos e políticos por meio dos resultados do Saresp; visão da Matemática escolar. Finalizando este trabalho, trazemos o compreendido sobre a presença do Saresp na realidade escolar, que assim explicitamos: a) pouco conhecimento do Saresp por parte da equipe escolar; b) complexidade caótica da realidade escolar;...pt
dc.description.abstractThis survey was conducted with support of the Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. It had the purpose to understand how (Assessment System of School Achievement in São Paulo State) Saresp, particularly the 2010 edition, is related to the school actors on a daily bases. Our concern is related to the outcome of the analysis performed in this external assessment, and also related to the educational team daily work, either observed from the perspective of their professional careers. The guiding question for the research was: How Saresp is placed into the school reality?. The present research is qualitative, performed following a phenomenological approach. Moreover, hermeneutical resources were used to support the analysis of speeches of interviewed persons. The Saresp was studied as a phenomenon, as what presents itself in ways of being, studied by looking at the exposed reality experienced by teachers, students and other scholar staff. Interviews were conducted with students, teachers, coordinators and principals of two schools belonging to the Board of Education of Limeira - SP. We present, as results of this investigation, five convergences or open categories, articulated by the motion of phenomenological reduction that took as data the interviewed statements and theoretical texts studied as evidence. The convergences are: school reality; vision of Saresp; commitment to Saresp; referrals through educational and political results of Saresp; vision of the math taught at school. In conclusions, we bring some consideration about the Saresp placed in school reality, that are exposed in this way: a) there is a small knowledge of Saresp by the school personnel; b) chaotic complexity of school reality; c) identification of Saresp with bonus payment; d) teachers feel guilty when the school fails to achieve Idesp indexes... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent479 f. : il., tabs. + 1 CD-ROM
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectAvaliação educacionalpt
dc.subjectEscolaspt
dc.subjectFenomenologiapt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectEducaçãopt
dc.titleO sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo (Saresp) em escolas da rede estadual de ensinopt
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosóficos-científicospt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
dc.identifier.aleph000712043
dc.identifier.filelammoglia_b_dr_rcla.pdf
dc.identifier.capes33004137031P7
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