Manejo de irrigação por aspersão com base no Kc e adubação mineral na cultura de arroz de terras altas
Alternative title
Sprinkler irrigation management strategies as a function of Kc and mineral fertilization on upland rice cropAuthor
Date
2003-01-01Type

View/ Open
Access rights

Metadata
Show full item recordAbstract
A irrigação por aspersão diminui bastante o risco de perda da lavoura por deficiência hídrica e aumenta a produtividade de grãos, incentivando maior uso de tecnologias como adubação mineral. Com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes manejos da água da irrigação por aspersão com base no coeficiente de cultura (Kc) e da adubação mineral sobre a cultura do arroz cv. IAC 201, foram instalados dois experimentos em Latossolo Vermelho Distrófico, em Selvíria (MS). O delineamento foi em blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos constituíram-se de precipitação pluvial natural e três manejos de água fornecidos por aspersão. O manejo (M2) foi realizado com base no Kc do arroz de terras altas. Os manejos M1 e M3 foram definidos como 0,5 e 1,5 vezes os Kcs utilizados em M2 respectivamente. em 1995/96, utilizou-se o esquema de parcelas subdivididas, sendo as subparcelas constituídas por dois níveis de adubação: AD1 - 12 kg de N, 90 kg de P2O5 e 30 kg de K2O ha-1, e AD2 - 24 kg de N, 180 kg de P2O5 e 60 kg de K2O ha-1. A deficiência hídrica da emergência da plântula até a diferenciação do primórdio da panícula provocou aumento do ciclo e redução do porte da planta. A deficiência hídrica entre os estádios de diferenciação do primórdio da panícula e os de emborrachamento reduziu o número de espiguetas por panícula. A utilização de 1,5 vezes os valores de Kc recomendados, no manejo da irrigação por aspersão proporcionou maior produtividade de grãos. Os níveis de adubação utilizados não influenciaram a resposta da cultura ao manejo da irrigação por aspersão.
The use of the sprinkler irrigation to reduce the risk of forfeit production, by water deficiency, and increase yield, encouraging to use of the tecnologies like mineral fertilizer. With the objective of evaluate the effects at sprinkler irrigation management strategies based on crop coefficient (Kc) and mineral fertilizers on the performance upland rice, cv. IAC 201, two experiments were conducted. The experimental design was a randomized blocks and treatments consisted of five water management strategies: natural rain and four water supplied by sprinkler irrigation. Irrigation management were based on Kc for dryland rice that resulted in water management 2 (M2). Water management M1 and M3 were then defined as 0.5 and 1.5 Kcs used in M2, respectively. In 1995/96 same treatments were applied in a split-plot scheme, where subplots consisted of two NPK-fertilization levels (AD1 - 12 kg ha-1 of N, 90 kg ha-1 of P2O5 and 30 kg ha-1 of K2O kg ha-1, and AD2 - 24 kg ha-1 of N, 180 kg ha-1 of P2O5 and 60 kg ha-1 of K2O ha-1). Low water availability during the vegetative phase increased plant cicle and reduced plant height. Low water availability among panicle primordial differentiation and booting stages decreased number of spikelet for panicle. The highest grain yield was obtained under water management using 1,5 of the recommended Kc value. Nutrient levels did not affect the crop response for sprinkler irrigation management strategies.
How to cite this document
Keywords
Language

Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Núcleos de Ensino da Unesp: artigos 2009
Pinho, Sheila Zambello de; Oliveira, José Brás Barreto de
; Gazola, Rodrigo José Cristiano
; Mazotti, Adriano César
; Molero, Camila Schimite
; Mendes, Carolina Borghi
; Mello, Denise Fernandes de
; Marques, Emilia de Mendonça Rosa
; Talamoni, Jandira Liria Biscalquini
; Silva, José Humberto Dias da
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2011) [Livro]
-
Núcleos de Ensino da Unesp: artigos 2008
Pinho, Sheila Zambello de; Oliveira, José Brás Barreto de
; Pontes, Sueli Rodrigues
; Almeida, Djanira Soares de Oliveira e
; Godoy, Kathya Maria Ayres de
; Rosa, Claudia de Souza
; Nunes, Julianus Araújo
; Salvador, Sérgio Azevedo
; David, Célia Maria
; Vilche Peña, Angel Fidel
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2011) [Livro]
-
Ser e tornar-se professor: práticas educativas no contexto escolar
Pinho, Sheila Zambello de; Spazziani, Maria de Lourdes
; Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima
; Rubo, Elisabete Aparecida Andrello
; Villarreal, Dalva Maria de Oliveira
; Duarte, Camila
; Okamoto, Mary Yoko
; Souza, Thais R.
; Garms, Gilza Maria Zauhy
; Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2012) [Livro]