Produção textual e ensino: os aspectos lógico-semântico-cognitivos da linguagem e o desempenho discursivo escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2003-12-12

Autores

Lima, Maria Conceição Alves de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A partir do pressuposto de que a habilidade de produção textual envolve necessariamente um tripé, constituído pela dimensão lingüística ou gramatical, dimensão interativa e dimensão ideativa da linguagem (dimensão esta que se alarga à medida que o indivíduo avança em escolaridade), este trabalho tem por objetivo caracterizar o desempenho discursivo de alunos do terceiro grau, através da análise de suas produções escritas, concluindo que o fracasso escolar da aprendizagem da produção de textos pode estar ligado basicamente à omissão ou à falência do ensino sistematizado da dimensão ideativa (aqui representada pelos aspectos lógico-semântico-cognitivos da linguagem). Da mesma forma, coloca também em evidência a premente necessidade de que o processo escolar de ensino-aprendizagem da produção de texto como um todo (e da sua dimensão ideativa em particular) seja efetivado dentro do enfoque sócio-histórico, articulando-se a perspectiva enunciativa bakhtiniana com os construtos vygotskianos, sob a égide de uma efetiva mediação docente, centrada na pedagogia dos projetos e na conseqüente intertransdisciplinaridade, de modo a permitir ao educando construir, dialógica e dialeticamente, não somente o seu conhecimento de mundo, mas, principalmente, a sua consciência crítica (os seus valores) e a sua forma de atuar no mundo (as suas atitudes).
On starting from the assumption that textual production abilities must necessarily involve a three-legged language support that are linguistic or grammatical dimension, interactive dimension and mental one (such a dimension that enlarges itself proportionately people increment their school time) this research define his goals on characterizing students textual performance by analyzing their wrote productions. As a conclusion, we have found that failure of school textual production learning is due to the omission or failure of a systematic mental dimension language teaching. In the same way, it puts in evidence that full textual production teaching-learning process (and mental dimension in particular) be done in according to historical-social theories, by connecting the bakhtinian enunciatively perspective with vygotskian theoretical constructs, both perspectives realized under effective docent intermediations focused in Project Methodology and in its derivate intertransdisciplinarity principles in order to allowing students to achieve, in a dialogical and dialectical way, not only their knowledge but also their critical conscience and their proper manner of acting in life.

Descrição

Palavras-chave

Linguagem, Educação - Estudo e ensino, Linguística, Language teaching, Mental dimension of language, Logic-semantic-cognitive aspects of language, Textual linguistics, Enunciatively linguistics, Project methodology, Intertransdisciplinarity

Como citar

LIMA, Maria Conceição Alves de. Produção textual e ensino: os aspectos lógico-semântico-cognitivos da linguagem e o desempenho discursivo escolar. 2003. 297 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2003.