Ideologia e política em José Enrique Rodó: liberalismo e jacobinismo no Uruguai (1895-1917)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006-03-21

Autores

Souza, Marcos Alves de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Em 1900, a obra Ariel de José Enrique Rodó chamou a atenção da América Latina e do mundo, que tomaram contato com o seu pensamento e passaram a discutí-lo ao longo de todo o século XX, uma vez que a difusão do seu pensamento, também chamado de arielismo, atingiu proporções não imaginadas por Rodó. Contudo, tais discussões não levaram em conta, na maioria das vezes, a especificidade uruguaia de então, que verificava o advento de uma elite ilustrada interessada em aplicar a razão para modernizar e reformar o Estado e a sociedade, só que de cima para baixo. Esse movimento político era conhecido como batllismo. Estudando o conjunto da obra de José Enrique Rodó, verifica-se o alcance de seu apoio inicial àquela elite política e intelectual que assumiu o poder em 1903 no Uruguai - a elite batllista - bem como se analisam as razões e a profundidade de sua crítica posterior ao jacobismo desta elite. A fonte principal deste trabalho é uma coletânea espanhola das obras de José Enrique Rodó, compilada e comentada por Emir Rodriguez Monegal em 1957, e que abrange todos seus ensaios, suas correspondências, seus artigos jornalísticos e demais escritos. Enfim, um estudo crítico da ideologia e da política em José Enrique Rodó, em contraposição aos acontecimentos e pensamentos da época em que vivia e do lugar que atuou, contribui para um melhor entendimento do processo de formação de seu pensamento, em consonância com a metodologia contextualista desenvolvida por Quentin Skinner e John Pocock.

Descrição

Palavras-chave

Rodó, José Enrique - Crítica e interpretação, Uruguai - História - 1895-1917, America Latina - História política, Batllismo - História - Uruguai

Como citar

SOUZA, Marcos Alves de. Ideologia e política em José Enrique Rodó: liberalismo e jacobinismo no Uruguai (1895-1917). 2006. 240 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2006.