Colégio Normal Nossa Senhora do Patrocínio: um instrumento de educação feminina na Zona do Alto Paranaíba em Minas Gerais 1928-1950

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006-06-26

Autores

Ferreira, Hedmar de Oliveira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

De 1911 jusqu'à 1969, les Soeurs de Sacré Coeur de Marie ont fondé les établissement d'enseignement, les orphelinats et les hôpitals au Brésil. Cet étude a l'intention de reconstituer, d'une telle manière que la documentation permet, le procédé de l'installation de ces religieuse à Minas Gerais, dans les régions Triângulo Mineiro et Alto Paranaíba, particulièrement dans la ville de Patrocínio. L'orientation générale adoptée pour le travail est de démontrer l'envolvement de l'église, de l'oligarchie et de l'État dans ce processus, avec l'option de montrer l'alliance de ces forces et établissements, indépendamment de sincronie des actions entre eux. L'école catholique, avec un régime d'internat pour plusieurs de ses étudiantes, est devenu à Patrocínio, comme dans tout le monde, un instrument de l'éducation et déclenchement social. Elle était créé pour recevoir les jeunes et pour les préparer pour l'exécution des papiers féminins traditionnellement prescrits: mère, épouse et enseignante. La création et la consolidation des écoles catholiques était l'expression pratique de l'alliance tacite entre l'état, qui a s'exempté de la responsabilité de l'éducation publique ; l'oligarchie, qui cherchait un formation conservateur pour ses enfants; et l'église, qui a établi, pour l'intermédiaire de l'éducation des écoles, une base stratégique pour son programme de recristianization de la société pour la doctrine d'ailleurs.
Entre 1911 e 1969, as Irmãs do Sagrado Coração de Maria fundaram estabelecimentos de ensino, orfanatos e santas casas no Brasil. Este estudo pretende reconstituir, o tanto quanto a documentação permitir, o processo de instalação dessas religiosas em Minas Gerais, nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, especialmente na cidade de Patrocínio. A orientação geral adotada para o trabalho como um todo é demonstrar o envolvimento da Igreja, da oligarquia e do Estado nesse processo, com opção em explicitar a aliança dessas forças e instituições, independentemente da sincronia de ação entre elas. O colégio católico, em regime de internato para muitas das suas alunas, tornou-se, em Patrocínio, o que foi em todo o mundo, o instrumento de educação e iniciação social. Criado para receber as jovens e prepará-las para o desempenho dos papéis femininos tradicionalmente prescritos: mãe, esposa e educadora. A criação e consolidação dos colégios católicos foram a expressão prática da aliança tácita entre o Estado, que se eximia da responsabilidade pela educação pública, a oligarquia, que procurava uma educação conservadora para suas filhas, e a Igreja, que estabelecia, por intermédio da educação escolarizada, uma base estratégica para seu programa de recristianização da sociedade pela doutrina ultramontana.

Descrição

Palavras-chave

Educação - Historia, Educação feminina - Minas Gerais, Religião e educação - Brasil, Colégio católico - Minas Gerais

Como citar

FERREIRA, Hedmar de Oliveira. Colégio Normal Nossa Senhora do Patrocínio: um instrumento de educação feminina na Zona do Alto Paranaíba em Minas Gerais 1928-1950. 2006. 243 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2006.