Transformação e formação da técnica do trompete: de Monteverdi a Stockhaunsen

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Data

2012-08-13

Autores

Sulpício, Carlos Afonso [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta tese tem como objetivo traçar um panorama histórico sobre a evolução da técnica do trompete percorrendo uma linha cronológica que parte de Monteverdi e chega a Stockhausen com enfoque na relação compositor/instrumento/instrumentista. Inicialmente, apresentamos uma breve abordagem dos primórdios do trompete e apontamos a importância da obra Orfeo de Monteverdi, pois é a partir desta obra que o instrumento adentra a orquestra e começa a fazer parte do que poderíamos chamar de música “séria”. O ápice deste processo culmina com a obra A Jornada de Miguel em Volta da Terra de Karlheinz Stockhausen, uma obra de porte e caráter monumental que coloca o instrumento em total evidência e explora a técnica expandida do instrumento, podendo ser considerada uma das obras mais representativas para o trompete no século XX
The objective of this thesis is to trace a historic overview about the evolution of the trumpet technique throughout a chronological line which starts at Monteverdi and reaches Stockhausen with a focus on composer/instrument/interpreter. Primarily, we present a short context of the initial period and appoint the importance of the work Orfeo by Monteverdi, because this is the first time that the instrument integrates the orchestra in what we can call by art music. The summit of this process is the work Michael`s Journey Round The Earth, by Karlheinz Stockhausen, a monumental work which explores the expanded technique and can be considered one of the most relevant work for trumpet solo in XX century

Descrição

Palavras-chave

Monteverdi, Claudio, 1567-1643, Stockhausen, Karlheinz, 1928-2007, Trompete, Musica - Instrução e estudo, Trumpet

Como citar

SULPÍCIO, Carlos Afonso. Transformação e formação da técnica do trompete: de Monteverdi a Stockhaunsen. 2012. 193 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.