GQ e Men's Health: os estilos de vida do ator masculino contemporâneo

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Data

2013-06-03

Autores

Spirlandeli Batista, Juliana [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa teve como proposta examinar e descrever os estilos de vida do homem contemporâneo depreendidos dos periódicos Gentlemen’s Quarterly e Men’s Health, bem como investigar os modos pelos quais os programas narrativos, nelas desenvolvidos, demonstram os diferentes estilos de vida desse novo homem. Para isso, o trabalho se alicerça na Sociossemiótica, principalmente nas postulações de Eric Landowski. Além do mais, foi também possível identificar como se deu a interação entre enunciador, por meio de sua projeção no texto, e enunciatário, que se fez presente pelas marcas deixadas no enunciado. O trabalho também se fundamenta na teoria semiótica de origem francesa, desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, e tem como núcleo de suas preocupações o modo de significar, mais precisamente nos encontros entre sujeitos e objetos de valor, de onde a comunicação faz suscitar inúmeras significações. Esses encontros entre o sujeito e o objeto que abarcam suas conjunções e disjunções, fusões e separações produzem efeitos de sentido distintos e variados que perpassam as análises por meio das quais o sentido vai sendo construído e manifestado, de tal modo que ele surge orientado pela imanência dos textos que o colocam à mostra. O corpus de análise foi selecionado tendo como base o amplo cenário oferecido para tratar do universo do homem contemporâneo na mídia. Dessa forma, em razão da diversidade de produtos midiáticos oferecidos ao homem, selecionaram-se os dois periódicos já mencionados, no período de abril de 2011 a abril de 2012. Ao estabelecer as diferenças entre os periódicos na representação do masculino, teceu-se a seguinte hipótese: seria possível encontrar e reconhecer a configuração dos mesmos estilos de vida em ambos os periódicos? Com base nas análises foi possível perceber as diferenças que distanciam os dois periódicos...
This research aimed at examining and describing the lifestyles of the contemporary men gathered from the magazines Gentlemen’s Quarterly and Men’s Health as well as investigating the way in which the narrative programmes developed demonstrate the different lifestyles of the new men. For this, the ivestigation places its foundations on the sociossemiotics, mainly on the assumptions made by Eric Landowski. Furthermore, it was also possible to identify how the interaction between the enunciator, through its text projection, and the enunciatee, present by the signs left in the text, occurred. The research is also based on the French semiotics theory, developed by Algirdas Julien Greimas and one of its main worries is the way to signify, especially when the subjects and the value objects meet and where the communication raises significance. These encounters between the subject and the object which comprise its conjunctions and disjunctions, fusions and separations produce distinct and varied sense effects that pass by the analysis in which the sense is being built and displayed. Thus, the sense comes up oriented by the immanence of the texts which show it up. The corpus was selected based on the extensive scenario offered to deal with the universe of the contemporary men on the media. On account of the diversity of the mediatic products offered to the men, the two mentioned magazines were selected, from April 2011 to April 2012. By establishing the differences between the magazines to represent the masculine, it was possible to orientate the following hypothesis: was it possible to recognize the configuration of the same lifestyles in both magazines? Based on the analysis, it possible to notice the differences which distantiate the two magazines, taking into account that in GQ, it was possible to identify that the lifestyles of the men represent... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Linguística, Semiotica, Homens, Linguistics

Como citar

SPIRLANDELI BATISTA, Juliana. GQ e Men's Health: os estilos de vida do ator masculino contemporâneo. 2013. 224 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2013.