Eros e Tanatos no discurso labiríntico de Valêncio Xavier

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2004-11-29

Autores

Chicoski, Regina [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objeto de estudo da pesquisa é a obra O mez da grippe e outros livros (1998) de Valêncio Xavier, escritor contemporâneo influenciado pelas artes visuais, fascinado pela imagem e por textos híbridos. A produção literária labiríntica, eclética está alicerçada nos princípios da montagem cinematográfica, na colagem e na intertextualidade. A vocação multitextual do autor leva-o a construir textos descontínuos, polifônicos, multidiscursivos. De modo não linear, incorpora vários códigos que se entrelaçam formando um mosaico, um caleidoscópio literário. A obra é analisada à luz de referências sobre o pós-modernismo, a fim de discutir a relação entre erotismo e morte na ficção de Xavier.
The research is focused on Valêncio Xavier's O mez da grippe e outros livros (1998, The influenza month and other books). Xavier is a contemporary writer who is influenced by the visual arts and is fascinated by the image and by hybrid texts. His eclectic literary production resembles a labyrinth and is supported by the principles of cinematic assemblage, collage and intertextuality. The author's vocation leads him to produce texts that are marked by discontinuity, polyphonic and multi-discursiveness. The result of the juxtaposition of the various codes that he appropriates in a non-linear fashion is a mosaic, a literary caleidoscope. The works are read in light of references about post-modernism, so as to discuss the relation between eroticism and death in Xavier's fiction.

Descrição

Palavras-chave

Pos-modernismo (Literatura), Erotismo, Morte na literatura, Post-modern (literature), Eroticism, Death

Como citar

CHICOSKI, Regina. Eros e Tanatos no discurso labiríntico de Valêncio Xavier. 2004. 224 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2004.