O conceito de resistência em Benjamin e Adorno

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Data

2001

Autores

Fernandes, Natalia A. Morato [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho pretende, com base em alguns textos de Theodor Adorno e de Walter Benjamin, discutir o significado dos conceitos de “resistência” e de “conformismo” para tais autores. Esses conceitos não são elaborados de modo explícito ou sistemático por ambos; ao contrário, são sutilmente relacionados a alguns aspectos da vida social contemporânea, como o desaparecimento da experiência, o declínio da narração, a perda do sentido da história e a conseqüente supressão da memória, e o surgimento da indústria cultural. Dessa maneira, explicitar esses conceitos, especialmente quando referidos a essas questões, ajuda-nos não só a entender a concepção de Benjamin e de Adorno, mas também seus juízos sobre a cena cultural do início do século XX - sem, todavia, pretender estabelecer um modelo do que possa ser a resistência ou o conformismo.
That work intends, with base in some texts of Theodor Adorno and of Walter Benjamin, to discuss the meaning of the “resistance” concepts and of “conformism” for such authors. These concepts are not elaborated in way explicit or systematic by both, to the opposite they are related subtlety the some aspects of the contemporary social life, as the disappearance of the experience, the decline of the narration, the loss of the sense of the history and the consequent suppression of the memory, the appearance of the cultural industry. Of that it sorts things out, explicit those concepts, especially when referred the those subjects, it helps us not only to understand the conception of Benjamin and Adorno, but also your judgements on the cultural scene of the beginning of the century - without, though, to intend to establish a model of what can be the resistance or the conformism.

Descrição

Palavras-chave

Resistance, Conformism, Culture, Romances, School of Frankfurt, Resistência, Conformismo, Cultura, Escola de Frankfurt

Como citar

Estudos de Sociologia, v. 6, n. 10, 2001.

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