Show simple item record

dc.contributor.authorGregolin, Maria do Rosario Valencise [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-24T19:54:05Z
dc.date.available2014-06-24T19:54:05Z
dc.date.issued2001
dc.identifierhttp://seer.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/3456
dc.identifier.citationItinerários: Revista de Literatura, n. 17/18, 2001.
dc.identifier.issn0103-815X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/107370
dc.description.abstractNa leitura escolar, o encontro entre o aluno e os textos literários é mediado pelos manuais didáticos. Ao serem adaptados para figurarem nos livros didáticos, os textos literários sofrem transformações para se tornarem úteis aos propósitos da Escola. Este artigo discute as principais estratégias discursivas utilizadas para transformar textos literários em didáticos, focalizando os efeitos de imitação, banalização e falsificação que impedem que as crianças-leitoras tenham acesso, na escola tradicional, à riqueza do texto literário. Palavras-chave: Literário; didático; intertextualidade; estratégias discursivas.pt
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.relation.ispartofItinerários: Revista de Literatura
dc.sourceItinerários: Revista de Literatura
dc.titleO literário no livro didático: esse obscuro objeto de leiturapt
dc.typeArtigo
dcterms.licensehttp://seer.fclar.unesp.br/itinerarios/about/submissions#copyrightNotice
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUNESP - Universidade Estadual Paulista/Araraquara - SP
dc.description.affiliationUnespUNESP - Universidade Estadual Paulista/Araraquara - SP
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
dc.identifier.fileISSN0103-815X-2001-17-143-163.pdf
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record