Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

1999

Autores

Passos, Laurizete Ferragut [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Neste trabalho pretendo acrescentar algumas questões à reflexão mais ampla que venho realizando sobre formação de professores e em que tenho discutido a importância do papel do pesquisador da Universidade como agente formador e instigador das mudanças no interior das escolas e do processo de apropriação e transformação dos conceitos que envolvem a prática do professor na sala de aula. Pretendo ainda, analisar duas experiências que revelam o desenvolvimento de processo de colaboração Universidade-escolas de Ensino Fundamental e Médio numa direção em que professor, pesquisador e alunos do curso de Pedagogia desta Universidade atuam conjuntamente num processo de formação que se dá em espiral: da ação para a reflexão, apontando para a formação.
In this work, I intend to add up some wider ideas about what i have been reflecting concerning the formacion of teachers through which I have been discussing the importance of the University researcher’s role as the agent that forms and instigates the changes in the schools themselves as well as of the process of apropriation and transformation of the concepts that comprehends the teacher’s practice in the classroom. Moreover, it is my intention to analyze two experiences that reveal the development of cooperation processes between University and Junior-Senior High Schools in such a way that tescher, researcher and students of the Education Course at this University perform together within a coll-formation process: from action to reflection towards formation.

Descrição

Palavras-chave

Formação de professores, Colaboração Universidade-Escolas, Prática de ensino

Como citar

Educação: Teoria e Prática, v. 7, n. 12/13, 1999, p. 42.