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dc.contributor.authorSilva, Rosimeire da [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Cristiane Moço Canhetti de [UNESP]
dc.contributor.authorCardoso, Ana Cláudia Vieira [UNESP]
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:43Z
dc.date.available2014-05-20T13:31:43Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000045
dc.identifier.citationRevista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 13, n. 5, p. 902-908, 2011.
dc.identifier.issn1516-1846
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10805
dc.description.abstractOBJETIVO: caracterizar e comparar o desempenho das crianças com diagnóstico de gagueira nos testes de padrão temporal, com crianças sem queixas e/ou sinais de transtornos psiquiátricos ou neurológicos, dificuldades de fala, audição, linguagem e/ou aprendizagem. MÉTODO: participaram 30 crianças entre 9 e 12 anos de idade, de ambos os gêneros, divididas em dois grupos: GI - 15 crianças com gagueira desenvolvimental persistente; GII - 15 crianças sem queixas e/ou sinais de transtornos psiquiátricos ou neurológicos, dificuldades de fala, audição, linguagem e/ou aprendizagem. Para avaliação do processamento auditivo temporal, foi aplicado os Testes Tonais de Padrão de Frequência (PPS-Pitch Pattern Sequence Test) e Testes Tonais de Padrão de Duração (DPS - Duration Pattern Sequence Test). RESULTADOS: o grupo II apresentou desempenho superior no teste de padrão de frequência e de padrão de duração quando comparado ao grupo I. Os resultados indicaram que houve diferença estatisticamente significante entre os grupos estudados. CONCLUSÃO: os participantes do grupo I apresentaram desempenho alterado nos testes de padrão temporal, o que indica que existe relação entre a gagueira e o transtorno do processamento auditivo.pt
dc.description.abstractPURPOSE: to characterize and compare the performance of children with diagnosis of stuttering under temporal pattern tests with the performance of children without complaints. METHOD: we evaluated 30 children between 9 and 12-year old, both genders, divided in two groups: GI - 15 children with persistent development stuttering; GII - 15 children without complaints and/or signals of psychiatric or neurological upheavals, speech, hearing, language and/or learning difficulties. To evaluate the auditory processing we applied Pitch Pattern Sequence Test (PPS) and Duration Pattern Sequence Test (DPS). RESULTS: group II showed a better performance on PPS and DPS tests when compared with group I. The results indicated that there was a significant statistical difference between the two groups. CONCLUSION: the subject on group I showed a bad performance on the tests applied, indicating that there is a relation between stuttering and auditory processing disorder.en
dc.format.extent902-908
dc.language.isopor
dc.publisherCEFAC Saúde e Educação
dc.relation.ispartofRevista CEFAC
dc.sourceSciELO
dc.subjectAudiçãopt
dc.subjectGagueirapt
dc.subjectTestes Auditivospt
dc.subjectHearingen
dc.subjectStutteringen
dc.subjectHearing Testsen
dc.titleAplicação dos testes de padrão temporal em crianças com gagueira desenvolvimental persistentept
dc.title.alternativeApplication of temporal pattern tests in children with persistent developmental stutteringen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Linguagem
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Linguagem
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia
dc.identifier.doi10.1590/S1516-18462011005000045
dc.identifier.scieloS1516-18462011000500015
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.fileS1516-18462011000500015.pdf
dc.identifier.lattes3025898045643500
unesp.author.lattes3025898045643500
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