Show simple item record

dc.contributor.advisorCastagna, Paulo Augusto [UNESP]
dc.contributor.advisorTomás, Lia [UNESP]
dc.contributor.authorGarcia, Daniele Munhoz [UNESP]
dc.date.accessioned2014-08-13T14:50:58Z
dc.date.available2014-08-13T14:50:58Z
dc.date.issued2013-09-25
dc.identifier.citationGARCIA, Daniele Munhoz. Som e vida após a lata: construção de instrumentos musicais com material alternativo. 2013. 159 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/108809
dc.description.abstractThis paper aimed to verify the interference of the construction of musical instruments with alternative material as a solution to students’ belief in the inability to practice music, and in the idea that the act of playing is conditioned on acquisition of a musical instrument, changing what they think about playing instruments and empowering this way their belief of their own capacity. The results were obtained through field research with interviews, observation workshops of musical instruments with alternative material and analysis of documents about the subject, and the triangulation of these sources by the qualitative method. It was concluded that to obtain a positive result it is necessary to have a pre-consciousness or at least not to install a limiting thought in relation to musical practice, in first instance an easy and successful experience with tools simple to perform, as well as social network that encourages and time as an important factor for changing. It was verified that four workshops presented results confirming the hypothesis, two in a more significant, which supports the construction of musical instruments with alternative material as a possible tool for teaching music geared to the needs of students, as a facilitator of musical practice to them, and as an opportunity for personal development beyond the musicen
dc.description.abstractEste trabalho buscou verificar a interferência da construção de instrumentos musicais com material alternativo como solução para a crença dos estudantes na impossibilidade de praticar música e na ideia de que o ato de tocar esteja condicionado à aquisição de um instrumento musical, modificando o que pensam sobre a ideia de tocar instrumentos e fortalecendo, dessa forma, a sua crença na própria capacidade. Os resultados foram obtidos por meio de pesquisa de campo com entrevistas, observação de oficinas de construção de instrumentos musicais com material alternativo e análise de documentos sobre o assunto, além da triangulação dessas fontes pelo método qualitativo. Concluiu-se que para se obter um resultado positivo é necessário ter uma pré-conscientização ou ao menos a não instalação de um pensamento limitador em relação à pratica musical, em primeira instância uma experiência fácil e exitosa com instrumentos de simples execução, além da rede social que a incentive e o tempo como fator importante para mudança. Foram verificadas quatro oficinas que apresentaram resultados que confirmaram a hipótese, duas de forma mais expressiva, o que corrobora a construção de instrumentos musicais com material alternativo como uma ferramenta possível para o ensino de música voltado a necessidades dos estudantes, como elemento facilitador da prática musical e como oportunidade de desenvolvimento pessoal além da músicapt
dc.format.extent159 f.: il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.sourceAleph
dc.subjectMusica - Instrução e estudopt
dc.subjectInstrumentos musicaispt
dc.subjectInstrumentos musicais - Construçãopt
dc.subjectMusic Instruction and studypt
dc.titleSom e vida após a lata: construção de instrumentos musicais com material alternativopt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramMúsica - IApt
unesp.knowledgeAreaMusicologia/Etnomusicologia/Educação Musicalpt
unesp.researchAreaAbordagens históricas, estéticas e educacionais do processo de criação, transmissão e recepção da linguagem musicalpt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Artes, São Paulopt
dc.identifier.aleph000772246
dc.identifier.file000772246.pdf
dc.identifier.capes33004013066P3
dc.identifier.lattes5890524829425382
dc.identifier.orcid0000-0003-4757-9876
unesp.advisor.lattes5890524829425382[1]
unesp.advisor.orcid0000-0003-4757-9876[1]
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record