Teses - Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FC
Browse by
Recent Submissions
-
Comportamentos interativos e sincronia de díades mãe-bebê e pai-bebê: identificação e intervenção
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]A compreensão dos comportamentos interativos dos cuidadores em diferentes contextos e de variáveis que influenciam a interação cuidador-bebê possibilita o planejamento e execução de intervenções preventivas. Defende-se a ... -
Práticas educativas parentais de pais e de mães de crianças diferenciadas por problemas de comportamento, escolaridade e sexo, considerando relato e observação
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]As práticas educativas parentais exercem um papel fundamental no desenvolvimento saudável das crianças. Elas podem se constituir fatores de risco ou proteção, a depender se forem positivas ou negativas. As práticas positivas ... -
Avaliação do impacto do relaxamento muscular progressivo sobre variáveis psicofisiológicas em atletas de basquetebol.
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Ansiedade, estresse e estados de humor têm sido alvo crescente de estudos relacionados à prática esportiva, uma vez que enfrentar adequadamente o estresse e a ansiedade é parte das habilidades requeridas de um atleta. ... -
Manejo de comportamentos atípicos: avaliação de procedimentos de ensino de princípios básicos da Análise do Comportamento.
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]A presença de alguns comportamentos é notória pela sua frequência, por serem persistentes no repertório comportamental e por, possivelmente, oferecerem prejuízo à saúde/integridade daqueles que os emitem ou da família e ... -
Desenvolvimento de repertórios de ensino no contexto da formação profissional na área da saúde em Hanseníase
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]A contribuição advinda das práticas da Psicologia no intuito de fortalecer a Política de Educação Permanente em Saúde, ainda é carente no modo de preparar a formação de profissionais de saúde, com ênfase ao desenvolvimento ... -
Ensino de ecoico em crianças com Transtorno do Espectro Autista
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam frequentemente falhas nos repertórios de ouvinte e falante, sendo que intervenções pautadas na Análise do Comportamento têm ocasionado a reabilitação e ampliação ... -
Saúde sexual e envelhecimento: revisão da literatura e apontamentos sobre a prevenção
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Pensar sobre a saúde sexual no processo do envelhecimento representa um desafio para os profissionais da saúde e para as políticas públicas no que concerne à necessidade de ampliar as discussões sobre sexualidade, as ... -
A relação de cuidado e seus significados para adolescente com transtorno alimentar e seus pais: um estudo de caso à luz da psicanálise winnicottiana
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Os transtornos alimentares em adolescentes constituem parcela significativa da demanda clínica da atualidade. Tratam-se de modalidades de sofrimento e de adoecimento humano que se constituem com base em um modelo etiológico ... -
Transtorno neurocognitivo leve e doença renal crônica: o uso de diferentes instrumentos de screening
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Introdução: A doença renal crônica (DRC) atinge um percentual significativo de idosos, além de estar relacionada a uma série de comorbidades, em especial, o transtorno neurocognitivo leve (TNL). A diminuição da taxa de ... -
Efeitos de um Programa de Intervenção Terapêutico Educativo para mães de bebês com indicadores clínicos de saúde emocional
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Atualmente os estudos sobre as alterações de saúde emocional decorrente do pós-parto, desde a epidemiologia, tratamento e seus efeitos sobre mãe e criança vêm sendo foco de pesquisas. As intervenções psicológicas, com foco ... -
Habitar o inóspito: a condição humana de desabrigo a partir de Martin Heidegger e Sigmund Freud
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Esta pesquisa, de natureza teórica e conceitual, parte da hipótese de que tanto nos textos de Heidegger, quanto nos de Freud, há uma concepção de angústia que se assenta em um lugar fundante da existência humana, o qual ... -
Contribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticos
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]O programa sistemático e informatizado de ensino Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos® (ALEPP®), foi criado com base no paradigma das relações de equivalência. Sua finalidade é estabelecer repertório básico de ... -
Contribuições do enriquecimento tipo I para o desenvolvimento cognitivo, acadêmico e social de estudantes com altas habilidades/superdotação
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Os estudantes com altas habilidades/superdotação apresentam capacidade intelectual acima da média, grande comprometimento com as tarefas e altos níveis de criatividade. Por conta de suas características, necessitam de ... -
Políticas públicas de desenvolvimento urbano: uma análise comportamental da gestão democrática da cidade
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]A promulgação da Constituição Federal de 1988 representa marco importante no contexto político brasileiro, sobretudo para a democratização do processo de elaboração de políticas públicas. Dentre as mudanças resultantes ... -
Efeitos do Promove-crianças na escola e na família
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Estudos em Psicologia do desenvolvimento têm enfatizado a importância de um repertório habilidoso para que as crianças estabeleçam interações sociais saudáveis. Sabe-se que o comportamento da criança é multideterminado e ... -
Práticas educativas, indicadores emocionais maternos e comportamentos dos filhos: famílias nucleares e não nucleares
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]O objetivo geral deste trabalho foi descrever, comparar e correlacionar, de famílias nucleares e não nucleares, as práticas educativas parentais, a saúde emocional materna e problemas de comportamento das crianças. Quatro ... -
Trajetória acadêmica de estudantes com deficiência no Ensino Superior do Brasil e de Portugal: contribuições da Psicologia
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]O Ensino Superior brasileiro e português possui diversas barreiras de acessibilidade que devem ser superadas para que se promova a inclusão nesse nível de ensino. Atualmente, um dos grandes desafios para a efetivação dessa ... -
Influência de um programa de formação continuada sobre crenças e atitudes dos professores em relação a Educação Inclusiva
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]A construção de uma educação brasileira inclusiva exige levar em consideração não somente a formação inicial, mas também a formação continuada dos professores, visando a um processo de reflexão e ampliação dos conhecimentos ... -
Cultura, economia, educação, governo e política: um estudo de caso em Psicologia Social
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Produto do crescente interesse de analistas do comportamento por políticas públicas e por análises de contingências sociais diversas, bem como de sua dimensão política – isto é, as relações de antagonismo entre e intra ... -
Intervenção em estresse, enfrentamento e habilidades sociais: desempenho de estudantes do ensino médio profissionalizante no ENEM
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Tese de doutorado]O estresse corresponde a um processo que auxilia o ser humano a se adaptar às mudanças e às situações desafiadoras, fazendo-se presente no cotidiano das pessoas, especialmente na adolescência, período do ciclo vital marcado ...