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dc.contributor.authorWinck, João Baptista [UNESP]
dc.date.accessioned2015-02-02T12:39:43Z
dc.date.available2015-02-02T12:39:43Z
dc.date.issued2007-12-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862007000300007
dc.identifier.citationTransinformação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 19, n. 3, p. 279-288, 2007.
dc.identifier.issn0103-3786
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114645
dc.description.abstractThe productive chain of audiovisual uses the cultural capital, especially the creativity, as its main source of resources, inaugurating what is being called creative economy. This chain of value manufactures the inventivety as raw material, transforming ideas into objects of consumption of wide scale. The television industry is inserted in a bigger conglomerate of industries, such as fashion, arts, music, etc. This gigantic technological park congregates the activities that hold the creation as a value, its production in scale as a means, and the increment of the intellectual property as an end in itself. Little by little the industrialization of the creativity is modifying the theoretical body regarding what's thought about work relations, the tools and, above all, the concept of properties as product of intelligence.en
dc.description.abstractA cadeia produtiva do audiovisual utiliza o capital cultural, especialmente a criatividade, como sua principal fonte de recursos, inaugurando o que se vem chamando de economia criativa. Essa cadeia de valor manufatura a inventividade como matéria-prima, transformado idéias em objetos de consumo de larga escala. A indústria da televisão está inserida num conglomerado maior de indústrias, como a da moda, das artes, da música etc. Esse gigantesco parque tecnológico reúne as atividades que têm a criação como valor, sua produção em escala como meio e o incremento da propriedade intelectual como fim em si mesmo. A industrialização da criatividade, aos poucos, está alterando o corpo teórico acerca do que se pensa sobre as relações de trabalho, as ferramentas e, acima de tudo, o conceito de bens como produto da inteligência.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent279-288
dc.language.isopor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.relation.ispartofTransinformação
dc.sourceSciELO
dc.subjectindústrias criativaspt
dc.subjectaudiovisual digitalpt
dc.subjecttelevisão interativapt
dc.subjectcadeia produtivapt
dc.subjectcreative industriesen
dc.subjectdigital audiovisualen
dc.subjectinteractive televisionen
dc.subjectproductive chainen
dc.titleA promessa do audiovisual interativopt
dc.title.alternativeThe promise of interactive audiovisualen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento de Comunicação Social
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento de Comunicação Social
dc.identifier.doi10.1590/S0103-37862007000300007
dc.identifier.scieloS0103-37862007000300007
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
dc.identifier.fileS0103-37862007000300007.pdf
dc.relation.ispartofjcr0.255
dc.relation.ispartofsjr0,192
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