Avaliação de estudantes sobre práticas de ensino em Disciplina de um Curso de Fonoaudiologia do Estado de São Paulo

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2014

Autores

Nascimento, Edinalva Neves
Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This study evaluates seven higher learning practices performed on a subject of a Speech-language pathology course at São Paulo State. It was done with 31 sophomore students of a public university, with a 21-26 age range. Teaching practices were planned according to the Teaching plan of the Professor responsible for the subject, the recommendations of the National Curricular Directions of the Speech-language pathology undergraduate course and the theory assumptions of Behavior Analysis. The results showed that 394 teaching practices evaluations were performed by the students, 259 of them (66%) favorably and 135 (33%) unfavorably. The statement of the experience was the teaching practice better evaluated (70%) different from the interview (62%). This paper showed the potentialities and fragilities of each teaching practice performed and may contribute to Speech-language pathology teachers and other areas of teaching on the conception of the teaching plan.
Neste estudo se avaliam sete práticas de ensino superior realizadas em uma Disciplina de um Curso de Fonoaudiologia do Estado de São Paulo. Foi realizado com 31 estudantes do segundo ano de uma universidade pública, com idade entre 21 e 26 anos. As práticas de ensino foram planejadas de acordo com o Plano de Ensino da docente responsável pela Disciplina, as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e os pressupostos teóricos da Análise do Comportamento. Os resultados mostraram 394 avaliações das práticas de ensino realizadas pelos estudantes, sendo 259 (66%) favoráveis e 135 (33%) desfavoráveis. O relato de vivência foi a prática de ensino melhor avaliada (70%) diferentemente da entrevista (62%). Este trabalho mostrou as potencialidades e as fragilidades de cada prática de ensino realizada e pode contribuir com os docentes de Cursos de Fonoaudiologia e de outras áreas do ensino superior na elaboração do Plano de Ensino.
En este estudio se evalúan siete prácticas de educación superior realizadas en una disciplina de un Curso de Fonoaudiologia del Estado de São Paulo. Se llevó a cabo con 31 estudiantes de segundo año de una universidad pública, con edades entre 21 y 26 años. Se planificaron las prácticas de enseñanza, de acuerdo con el Plan de Enseñanza de la profesora responsable de la disciplina, las recomendaciones de los Lineamientos Curriculares Nacionales del Curso de Grado en Fonoaudiologia y los supuestos teóricos del Análisis de Conducta . Los resultados mostraron 394 evaluaciones de las prácticas de enseñanza llevadas a cabo por los estudiantes, siendo 259 (66%) favorables y 135 (33%) desfavorables. El informe sobre la experiencia fue la práctica de la enseñanza mejor evaluada (70%) a diferencia de la entrevista (62%). Este trabajo mostró las potencialidades y las debilidades de cada práctica de enseñanza realizada y puede contribuir con los profesores de los Cursos de Fonoaudiologia y de otras áreas de la educación superior en la redacción del Plan de Enseñanza.

Descrição

Palavras-chave

fonoaudiologia, educação superior, ensino, avaliação, universitários, disciplina curricular

Como citar

Distúrbios da Comunicação, v. 3, p. 439-451, 2014.