Para além da leitura linear: uma contribuição ao processo de compreensão

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Data

2014-09-02

Autores

Paula, Maria Regina de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa investiga a leitura que alunos da 8ª série, 9º ano do Ensino Fundamental, realizam de anúncios publicitários, entendendo-se leitura como processo interativo de compreensão, de construção de sentidos, em oposição a hábitos de leitura linear, ingênua, reprodutiva, inspirados em modelos tradicionais, monológicos, de ensino da língua materna. Nossa proposta, de início, prevê a focalização do texto argumentativo, de gênero publicitário, veiculado na mídia televisiva. Importa-nos verificar como esse gênero é percebido pelos estudantes, qual a relação que instituem com esse texto. Isso vai ajudar-nos a sistematizar-lhes o contato que estabelecem cotidianamente com a argumentatividade contida em sua composição discursiva verbal e não verbal, com a possibilidade ainda de estimulá-los à reflexão, à interação e à dialogicidade. Além da leitura, a proposta fundamenta-se em um ensino da língua portuguesa sob a perspectiva sociodiscursiva, na qual se operam atividades permeadas por relações dialógicas e de interatividade entre professor-textos-alunos. Para tanto, como material de pesquisa, recorremos à exposição e análise de anúncios publicitários em razão de as suas propriedades tenderem a instigar seu leitor/ouvinte a indagar, confirmar ou negar, fazer alusões, propor, comparar a mensagem às situações e fatos observados durante a trajetória leitora, estabelecendo, na leitura e na análise, vínculo discursivo com o texto. A argumentatividade contida no anúncio pode favorecer o desenvolvimento, no estudante, de uma consciência capaz de levá-lo, nas atividades leitoras, a construir uma interpretação no âmbito da compreensão dos sentidos que o texto lhe oferece, e não reproduzi-los em termos dos valores superficiais da decodificação...
This research investigates the reading that students in the 8th grade, 9th grade of elementary school, performing in commercials, understanding reading as an interactive process of understanding the construction of meaning, as opposed to linear reading habits, naive, reproductive, inspired in traditional models, monological, teaching of the mother tongue. Our proposal, at first, provides the focus of argumentative text, advertising genre, aired in television media. It us see how this genre is perceived by students, establishing what the relationship with that text. This will help us to systematize them to establish daily contact with argumentativity contained in their verbal and nonverbal discursive composition, with the possibility also to encourage them to reflection, and dialogical interaction. Besides reading, the proposal is based on a teaching of the Portuguese language in the sociodiscursiva perspective, which is permeated by operating activities dialogical and interactive relationship between teacher-student texts. For both, as research material, appealed to exposure and analysis of advertisements due to their properties tend to entice your reader / listener to investigate, confirm or deny, make allusions to propose, compare the message to situations and facts observed during the reader trajectory, setting, reading and analysis, discursive relationship with the text. The argumentativity contained in an advertisement may encourage the development, the student, a consciousness able to take you, readers in the activities, to build an interpretation in the context of understanding the way that the text offers, and not play them in terms of superficial values of decoding...

Descrição

Palavras-chave

Educação, Leitura, Ensino, Compressão de dados (Computação), Defesa pessoal verbal, Pesquisa-ação, Aprendizagem, Education

Como citar

PAULA, Maria Regina de. Para além da leitura linear: uma contribuição ao processo de compreensão. 2014. 121 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.