A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento
Author
Advisor
Date
2008Type

View/ Open
Access rights

Metadata
Show full item recordAbstract
O presente estudo se propos a verificar as diversas formas de manifestação do Jogo Simbólico nas crianças durante as aulas de Educação Física no Ensino Infantil, as diferentes formas de abordagem e o desenvolvimento de atividades por parte dos professores durante esse processo. Por meio de entrevista com o uso de questionário semi-estruturado, investigou com os professores, quais as estratégias utilizadas para o desenvolvimento do Jogo Simbólico nas aulas, tanto de modo coletivo quanto individual e qual o papel do Jogo Simbólico no desenvolvimento dos alunos. Os dados foram analisados e interpretados frente ao referencial teórico levantado e pode concluir que os professores fazem uso do Jogo Simbólico em suas atividades, mas que na maioria das vezes não valorizam a manifestação do mesmo de forma individual.
How to cite this document
Keywords
Language
Collections

Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
A ginástica na BNCC e site educacional: uma proposta para as aulas de educação física escolar
Henrique, Stéfane Ketreen(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2017) [Trabalho de conclusão de curso]
Desde longa data, a ginástica está presente na cultura brasileira. Nas aulas de Educação Física escolar apresenta-se como conteúdo tradicional, que surgiu desde 1851 quando a Educação Física escolar chegou ao Brasil, ... -
Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física
Dias, Milena Silveira(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2017) [Trabalho de conclusão de curso]
As escolas necessitam de preparo para receber qualquer tipo de aluno com necessidades especiais. Neste aspecto, o profissional de educação física (EF) exerce influências fundamentais no desenvolvimento motor, cognitivo e ... -
Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola
Fernandes, Mayra Matias(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2016) [Trabalho de conclusão de curso]
Políticas públicas recentes têm procurado garantir o acesso à escola e a educação dos estudantes com necessidades especiais. No âmbito da educação física escolar, é esperado que os professores trabalhem de maneira que ...