Publicação: A importância da música no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social: educação infantil e fundamental I
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Data
Autores
Orientador
Tuppy, Maria Isabel Nogueira 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IBRC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Estudos comprovam que os fetos desde o útero já respondem a estímulos sonoros e que a música, por sua vez, pode influenciar no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do individuo. É a partir de tais considerações que o presente trabalho identifica, através de levantamento bibliográfico mais aprofundado, quais os fatores que a linguagem musical pode desenvolver nas crianças e como tal linguagem se constitui num “treinamento” para o cérebro, visando, primordialmente, a busca de novas práticas de aprendizagem. Analisamos, ainda, o currículo de formação dos professores do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia das universidades federais e estaduais brasileiras, observando a ênfase dada à modalidade do ensino de música nos cursos de formação de professores unidocentes. Por fim buscamos oferecer subsídios metodológicos, dos quais os professores unidocentes possam lançar mão para o desenvolvimento de atividades destinadas ao trabalho com musicalização infantil
Descrição
Palavras-chave
Desenvolvimento cognitivo, Desenvolvimento social, Musica na educação, Musica - Instrução e estudo, Professores - Formação, Psicologia da aprendizagem, Arte e musica
Idioma
Português
Como citar
CARVALHO JUNIOR, Lincoln de. A importância da música no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social: educação infantil e fundamental I. 2012. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.