Logotipo do repositório
 

Publicação:
A importância da música no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social: educação infantil e fundamental I

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Tuppy, Maria Isabel Nogueira

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Estudos comprovam que os fetos desde o útero já respondem a estímulos sonoros e que a música, por sua vez, pode influenciar no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do individuo. É a partir de tais considerações que o presente trabalho identifica, através de levantamento bibliográfico mais aprofundado, quais os fatores que a linguagem musical pode desenvolver nas crianças e como tal linguagem se constitui num “treinamento” para o cérebro, visando, primordialmente, a busca de novas práticas de aprendizagem. Analisamos, ainda, o currículo de formação dos professores do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia das universidades federais e estaduais brasileiras, observando a ênfase dada à modalidade do ensino de música nos cursos de formação de professores unidocentes. Por fim buscamos oferecer subsídios metodológicos, dos quais os professores unidocentes possam lançar mão para o desenvolvimento de atividades destinadas ao trabalho com musicalização infantil

Descrição

Palavras-chave

Desenvolvimento cognitivo, Desenvolvimento social, Musica na educação, Musica - Instrução e estudo, Professores - Formação, Psicologia da aprendizagem, Arte e musica

Idioma

Português

Como citar

CARVALHO JUNIOR, Lincoln de. A importância da música no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social: educação infantil e fundamental I. 2012. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação