Ciências no ensino fundamental I: reflexões sobre a experimentação como estratégia didática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Neste trabalho analisamos a experimentação didática no ensino de Ciências, discutindo possibilidades didáticas e implicações. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e análise da experiência didática pessoal da autora, num viés qualitativo de características autoetnográficas da atividade docente em si. Foram analisados os projetos de aulas de Ciências elaborados tendo em vista uma sala do 5º ano do ensino fundamental I, com diferentes estratégias didáticas, tendo como foco as experiências: (a) a construção de um terrário, (b) a construção de um filtro de água e (c) um experimento sobre erosão do solo e (d) a realização de um experimento sobre reciclagem. A análise permite considerar que a experimentação didática pode fomentar um ambiente mais lúdico, com possíveis implicações positivas para o interesse dos alunos pelo aprendizado de Ciências e, sobretudo, para o enriquecimento das atividades de ensino

Descrição

Palavras-chave

Ciencia - Estudo e ensino, Ensino fundamental, Pratica de ensino, Ciencia - Experiencias

Como citar

CHRISTOFOLETTI, Bruna. Ciências no ensino fundamental I: reflexões sobre a experimentação como estratégia didática. 2013. 69 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.