Diagnóstico socioambiental de um alojamento estudantil público e da comunidade do entorno: um estudo da relação entre a universidade e a sociedade

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Data

2011

Autores

Fossaluza, André Santachiara [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Dormitories are places offered by Brazilian public Universities to undergraduate students evaluated as socio-economically less favored aiming to guarantee the housing of the student in the locality they take a given undergraduate course, once housing is one the points which compose the tripod that supports the concept of student permanence, along with conditions of transportations and food. These places, however, present problems in their management, specially the ones related to social and environmental questions, caused by wrong attitudes and pre-concepts of their own residents, other students and the communities who live around them. So, this project aims to identify and analyze the socio-environmental conditions of a students’ dormitory located in Botucatu/SP which is supported by the Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) as well as the community that surrounds it. The data collecting is based on an exploratory research characterized for interviews that used semi-structured questionnaires and for the creation of a photography record of the region. The obtained data corroborated the tendency of an increasing gap between the Brazilian public universities and the society as well as to the disengagement of them and their students. This diagnosis has permitted to build proposals of educational interventions based on Permaculture, Agroecology and Critical Environmental Education to the improvement of the existing relationships among the students who live at the dormitory and among them and the local community. These interventions may be used as subsidies to the development of future research and extension projects to the local community
Alojamentos, ou moradias estudantis, são locais oferecidos por universidades públicas brasileiras a estudantes universitários avaliados como socioeconomicamente menos favorecidos. Sua principal finalidade é garantir o abrigo de estudantes na localidade em que realizam um curso superior, já que moradia é um dos fatores que compõem o tripé que sustenta o conceito de permanência estudantil, juntamente com condições de transporte e alimentação. Estes locais, porém, apresentam problemas na sua gestão, sobretudo de ordem social e ambiental, causados por atitudes equivocadas e preconceitos dos próprios residentes, da comunidade universitária e das comunidades que vivem ao redor. Assim, este trabalho objetiva identificar e analisar as condições socioambientais de um alojamento estudantil localizado no município de Botucatu/SP e mantido pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), assim como da comunidade existente no entorno deste local, com base em uma pesquisa exploratória, caracterizada por entrevistas norteadas por questionários semi-estruturados e pela confecção de um registro fotográfico da região. Os dados obtidos corroboram a tendência de distanciamento entre a universidade pública e a sociedade e com o descompromisso daquela e dos estudantes que a frequentam. Este diagnóstico permitiu construir propostas de intervenções educativas, baseadas na Permacultura, Agroecologia e Educação Ambiental crítica, para a melhoria das relações existentes entre os moradores do alojamento e entre estes e a comunidade local, as quais podem servir de subsídio para o desenvolvimento de futuros projetos de pesquisa e extensão à comunidade local

Descrição

Palavras-chave

Alojamento para estudantes, Qualidade ambiental, Responsabilidade social, Educação ambiental

Como citar

FOSSALUZA, André Santachiara. Diagnóstico socioambiental de um alojamento estudantil público e da comunidade do entorno: um estudo da relação entre a universidade e a sociedade. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2011.