Prevalência e fatores associados à inatividade física em escolares do ensino médio das escolas do município de Rio Claro - SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009

Autores

Lemos, Natalia de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Cerca de um terço do total de doenças em adultos estão associadas a condições ou comportamentos que começaram na juventude. No Brasil, a porcentagem de Inatividade Física (IF) nos adolescentes varia entre 29% a 94%, que é um dado alarmante, pois esses adolescentes provavelmente serão adultos inativos fisicamente e com um risco maior de adquirirem uma doença de agravo não transmissível. Desse modo, o objetivo do estudo foi verificar a prevalência e os fatores associados à IF em escolares do Ensino Médio do município de Rio Claro- SP. Estudo do tipo transversal, de base populacional, realizado no primeiro semestre letivo de 2009 contou com a participação de 467 alunos (213 homens e 254 mulheres) das escolas particulares e estaduais do Ensino Médio do município de Rio Claro-SP. Para avaliar o de nível de Atividade Física (AF) dos adolescentes foi utilizado o Physical Activity Questionnarie-Children (PAQ-C). Foi aferido a circunferência de abdômen e calculado o Índice de Massa Corpórea (IMC). Os pais responderam um questionário para avaliar o nível de AF através do International Physical Activity Questionnarie (IPAQ) e o nível socioeconômico. Para verificar a associação entre as variáveis (sexo, nível socioeconômico, IMC e circunferência de abdômen) com o nível de AF dos adolescentes foi realizado a Regressão Logística e para verificar a associação entre o nível de AF dos adolescentes e dos pais foi realizado o Teste Qui-Quadrado. A prevalência de IF dos adolescentes foi de aproximadamente 83% e, dentre as variáveis analisadas, apenas sexo mostrou-se significante (p=0,00), sendo o sexo feminino com maior chance de IF.

Descrição

Palavras-chave

Medicina esportiva, Adolescentes, Epidemiologia, Saude, Inatividade física

Como citar

LEMOS, Natalia de. Prevalência e fatores associados à inatividade física em escolares do ensino médio das escolas do município de Rio Claro - SP. 2009. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.