Importância de aves na dispersão de semenetes em áreas restauradas do interior de São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Menezes, Poliana Maciel [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A prática da Restauração Ecológica teve um aumento considerável nas ultimas décadas no Brasil, a fim de remanejar a integridade ecológica dos ecossistemas degradados. No entanto, em virtude da prática ser ainda recente faz-se necessário maiores estudos na área para compreender a relação e a importância dos frugívoros nas redes de interações, bem como as mudanças no desenvolvimento da biodiversidade durante o processo de restauração, visando otimizar os resultados de práticas futuras. Desse modo, o presente trabalho teve como finalidade analisar a estrutura da comunidade de aves do sub-bosque, bem como determinar as principais espécies envolvidas no processo de dispersão de sementes realizado por elas em três áreas restauradas do interior de São Paulo (Iracemápolis, Santa Bárbara d’Oeste e Cosmópolis), com diferentes idades de plantio (14, 25, 57 anos respectivamente), tendo uma área nativa como referência. Para isso foram realizadas redes de neblina para capturar as aves do sub-bosque, e coletar amostras de fezes, afim de se analisar possíveis sementes no conteúdo estomacal/intestinal. Constatou-se que a espécie de Turdus leucomelas foi a mais abundante em todas áreas de estudo, e a mais expressiva para a dispersão de sementes. Iracemápolis e Santa Bárbada d’Oeste apresentaram a maior taxa de captura de indivíduos, enquanto que Cosmópolis apresentou a maior similaridade da avifauna com a mata nativa. Em relação à distribuição das guildas alimentares da avifauna nas áreas, predominaram-se espécies insetívoras em detrimento da baixa presença de frugívoros. Em conclusão, há uma importância significativa da restauração em áreas degradadas para recrutar a avifauna, mesmo que a maioria dos indivíduos sejam de espécies menos sensíveis à fragmentação

Descrição

Palavras-chave

Ave, Animais frugivoros, Frugivoria, Recuperação ecológica, Sementes - Disseminação, Iracemápolis (SP), Santa Bárbara d'Oeste (SP), Cosmópolis (SP), Campinas (SP)

Como citar

MENEZES, Poliana Maciel. Importância de aves na dispersão de semenetes em áreas restauradas do interior de São Paulo. 2012. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.